País com gloriosa história na Fórmula 1, sendo detentor de oito títulos, com Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, o Brasil ficou sete anos sem ter um piloto titular na categoria, hiato que foi encerrado em 2025 com a presença do jovem Gabriel Bortoleto pela Sauber.
Campeão da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, o paulista de 20 anos ganhou uma vaga na atual temporada para fazer dupla com o experiente alemão Nico Hülkenberg na escuderia que no ano que vem irá se “transformar” na Audi.
Antes de apresentarmos dados e curiosidades sobre a trajetória de Bortoleto até a Fórmula 1, vale lembrar que a Sportingbet está recheada de oportunidades de apostas na principal categoria de automobilismo do mundo. É possível palpitar em uma prova específica, como no Grande Prêmio da Hungria, que acontecerá em 3 de agosto, como também no campeão da temporada 2025.
Começo no kart e primeiros anos na Europa
Nascido em Osasco, São Paulo, em outubro de 2004, Gabriel Lourenzo Bortoleto Oliveira é filho de Lincoln Oliveira, que vem a ser CEO da Vicar, promotora da Fórmula 4, e acionista do Grupo Veloci, que controla a Stock Car Brasil.
O envolvimento em corridas começou cedo para Gabriel, que aos 6 anos já corria de kart. Aos 11, o brasileiro se mudou para a Europa para tentar a carreira de fato no automobilismo. Ainda no kart, Bortoleto foi top 10 do Mundial e vice-campeão na WSK Super Masters Series.
Aos 16 anos, o paulista trocou o kart pelas corridas de fórmula, disputando o Campeonato Italiano de Fórmula 4. Em seu primeiro ano, ele conquistou uma vitória e terminou a temporada na quinta posição.
Da F-4 italiana, pulou em 2021 para a Fórmula Regional Europeia, conseguindo um pódio em sua primeira temporada e terminando na 15ª colocação geral. No ano seguinte, já na R-ace GP, Bortoleto venceu duas provas e conquistou cinco pódios, finalizando como 6º colocado.
Fernando Alonso como “mentor” e membro do programa de desenvolvimento da McLaren
O bom desempenho de Bortoleto na Fórmula Regional Europeia chamou a atenção do bicampeão mundial Fernando Alonso, que passou a agenciá-lo, e, em 2023, o piloto paulista fez sua estreia na Fórmula 3, que viria a ser a “virada de chave” de sua carreira.
Bortoleto estreou na F-3 pela equipe Trident, no Bahrein, já com pole-position e vitória na corrida principal. A liderança conquistada na primeira prova seria mantida até o fim da temporada, que terminou com dois triunfos e seis pódios do brasileiro.
O título logo em seu ano de estreia na F-3 fez o brasileiro entrar para o programa de desenvolvimento da McLaren e saltar para a Fórmula 2.
Título em sua primeira temporada na Fórmula 2
A primeira temporada na Fórmula 2, pela equipe Invicta Racing, não poderia ser melhor. O jovem piloto se adaptou rapidamente aos monopostos de maior potência e brilhou nos mesmos circuitos usados pela F-1. A disputa pelo título foi protagonizada por Bortoleto contra o franco-argelino Isack Hadjar, que em 2025 também faz sua estreia na Fórmula 1, pela Racing Bulls.
Com duas vitórias e cinco pódios na temporada, Bortoleto comemorou o título apenas na última corrida, em Abu Dhabi. Ele e Hadjar estavam praticamente empatados — o brasileiro tinha 0,5 ponto de vantagem —, mas o franco-argelino ficou parado logo na largada da corrida principal, ficando sem chances de ser campeão.
Passagem para a Fórmula 1 em 2025 e primeiros pontos
Anunciado pela Sauber para a temporada 2025 junto ao alemão Nico Hülkenberg em substituição ao finlandês Valtteri Bottas e ao chinês Zhou Guanyu, Gabriel Bortoleto vem chamando atenção em seu ano de estreia na Fórmula 1.
O começo mais “devagar” pela equipe, que era considerada a pior do grid no início da temporada, mas que vem evoluindo por meio de atualizações do equipamento, deu lugar a um desempenho consistente e que já levou à conquista de pontos em duas corridas até aqui.
O calouro pontuou pela primeira vez na 11ª prova do ano, o Grande Prêmio da Áustria, no Circuito de Spielberg. Bortoleto chegou em 8º, mesma posição na qual largara, e ainda protagonizou disputa eletrizante contra seu “mentor” Fernando Alonso para tentar conquistar a 7ª colocação nas voltas finais.
Os quatro pontos somados encerraram o jejum brasileiro que vinha desde 2017, quando Felipe Massa ficara em 10º no GP de Abu Dhabi.
Bortoleto repetiu a dose e conquistou mais dois pontos apenas duas corridas depois, terminando em 9º lugar na Bélgica, em Spa-Francorchamps. Um dia antes, o brasileiro já cruzara em 9º também na corrida sprint, de formato reduzido.
Até aqui, o calouro superou o experiente Hülkenberg, reconhecidamente um ótimo piloto, em sete das 13 sessões classificatórias. Em corridas, porém, o alemão leva a melhor (8 a 5) e já garantiu 37 pontos para a Sauber.

Capacete de Bortoleto é inspirado em Ayrton Senna
Como não podia ser diferente em se tratando de um piloto brasileiro, o maior ídolo de Gabriel Bortoleto é Ayrton Senna. E é o tricampeão mundial a principal inspiração para a pintura do capacete do calouro.
A icônica peça que Senna tanto usou em sua brilhante carreira ganha uma espécie de “releitura” no capacete de Bortoleto. Por cima de uma base amarela aparecem listras verdes e azuis, com um círculo branco no topo completando todas as cores presentes na bandeira do Brasil.
Qual é o salário de Bortoleto na Fórmula 1?
Ainda que não seja uma informação divulgada oficialmente, é estimado que o salário de Gabriel Bortoleto em sua temporada de estreia pela Sauber seja de cerca de US$ 2 milhões, ou seja, R$ 11,2 milhões na cotação atual.
