O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil colocou dois velhos conhecidos frente a frente. Teremos mais um São Paulo x Athletico-PR, duelo que já decidiu até uma edição da Conmebol Libertadores.
Foi justamente esse confronto que ajudou a acirrar a rivalidade entre os dois clubes e criou uma impressão errada sobre quem é realmente freguês nesse histórico. Hora de entender melhor esse clássico recente e apontar quem chega como favorito para a vaga na competição nacional. Confira também as cotações para o mercado de longo prazo a respeito do campeão da Copa do Brasil 2025.
Histórico de confrontos entre as equipes
O duelo São Paulo x Athletico-PR aconteceu 71 vezes desde o primeiro encontro, em 1968. Os jogos já rolaram em seis competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil, Robertão e Seletiva da Libertadores entre os nacionais, além da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
Nos números gerais, o São Paulo leva vantagem: são 26 vitórias, contra 21 do Furacão e mais 24 empates.
Quando o Tricolor atua como mandante, os dados reforçam o favoritismo: 34 partidas, com 20 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas. O desempenho do Furacão em casa também é sólido: 37 jogos, 17 vitórias, 14 empates e 6 derrotas.
Com o time paulista vivendo melhor fase na temporada e presente na Série A do Campeonato Brasileiro, aparece como favorito no mercado “Classifica-se” da Sportingbet para avançar na Copa do Brasil de 2025.
Mas apesar dessa vantagem nos números totais, o retrospecto em mata-mata conta outra história.
Quem leva a melhor no mata-mata?
Mesmo com um histórico geral mais favorável ao São Paulo, nos confrontos eliminatórios o Furacão impõe uma ampla superioridade. A vantagem é tão grande que o termo freguesia acaba se invertendo.
Foram seis confrontos de mata-mata entre São Paulo x Athletico-PR até hoje. E o placar é claro:
- 5 classificações do Athletico-PR
- 1 triunfo do São Paulo
A única vez em que o Tricolor passou foi justamente na disputa mais importante entre os dois.
Quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1983
Naquela época o Campeonato Brasileiro era um emaranhado de formatos e regulamentos que mudavam a cada temporada. Em 1983, por exemplo, 44 clubes participaram de uma competição com fases de grupos, repescagem, segunda e terceira fases, até chegar ao mata-mata final.
Nas quartas de final, o São Paulo enfrentou o Athletico-PR e acabou eliminado mesmo tendo melhor campanha. O time paranaense venceu por 2 a 1 no Paraná e depois fez 1 a 0 no Morumbi.
Seletiva para a Libertadores de 1999
A partir do ano 2000, o Brasil passou a ter quatro vagas na Libertadores. Para definir um dos classificados, já que tradicionalmente o país tinha direito a apenas duas vagas, a CBF organizou uma seletiva nacional em 1999. São Paulo x Athletico-PR se enfrentaram nas semifinais.
O Furacão venceu em casa por 4 a 2 e, mesmo com a vitória tricolor por 2 a 1 no Morumbi, levou a melhor no agregado: 5 a 4.
Quartas de final do Campeonato Brasileiro de 2001
Esse é um confronto mais conhecido por quem acompanha futebol há mais tempo. O Athletico-PR foi campeão brasileiro pela primeira vez naquele ano, e nas quartas eliminou o São Paulo.
O regulamento previa jogo único, e a partida aconteceu na Arena da Baixada porque o Furacão tinha campanha melhor. Kléber Pereira abriu o placar, Adriano empatou para o São Paulo e Alex Mineiro fez o gol da classificação do Furacão: 2 a 1.
Final da Copa Libertadores de 2005
O confronto mais emblemático entre São Paulo x Athletico-PR aconteceu na decisão da Libertadores. Por conta de exigências da CONMEBOL, o Furacão foi impedido de mandar o jogo em sua casa. A Arena da Baixada não tinha os 40 mil lugares exigidos para as finais, e nem mesmo a tentativa de arquibancadas móveis foi aceita.
A ida foi no Beira-Rio e terminou 1 a 1. Na volta, no Morumbi, o São Paulo atropelou: 4 a 0, diante de um estádio lotado. O time paulista conquistou o tricampeonato da Libertadores e fez história como o primeiro brasileiro a alcançar esse feito.
Segunda fase da Copa Sul-Americana de 2008
Em 2008 o confronto aconteceu em um contexto bem diferente. O São Paulo usou uma equipe alternativa nos dois jogos pela Sul-Americana, encarando a competição sem grandes pretensões.
As duas partidas terminaram empatadas em 0 a 0, e nos pênaltis o Athletico-PR avançou. Foi nesse jogo que Oscar, então uma jovem promessa da base tricolor, fez sua estreia como profissional. Atuou os 90 minutos e desperdiçou uma das penalidades.
Quarta fase da Copa do Brasil de 2018
O último encontro eliminatório entre São Paulo x Athletico-PR antes do atual aconteceu em 2018, novamente pela Copa do Brasil. Na Arena da Baixada, o Furacão venceu por 2 a 1.
Os gols foram de Pablo, que no ano seguinte defenderia o São Paulo, e do zagueiro Paulo André. Trellez marcou para o Tricolor.
No jogo de volta, o Morumbi viu um início promissor do São Paulo, que abriu 2 a 0 com Valdívia e Nenê. Mas Guilherme e Matheus Rossetto empataram o jogo em 2 a 2 e classificaram o time paranaense para as oitavas.
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.
