O cargo de presidente da CBF não é nem um pouco fácil. Com a entidade do futebol brasileiro sempre cercada de polêmicas, cuidar do maior esporte do país é uma missão para lá de complicada. Por isso, vamos contar a história do atual mandatário, Ednaldo Rodrigues, que ocupa o cargo de presidente da CBF desde 2021.
Quem é Ednaldo Rodrigues?
Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, Ednaldo Rodrigues é uma figura importante e conhecida no futebol baiano. Seu sonho era ser jogador de futebol, mas não conseguiu passar do futebol amador entre as décadas de 1970 e 1980. Então, decidiu que iria começar a trabalhar nos bastidores do esporte.
Sua trajetória como dirigente começou na Liga Conquistense de Desportes Terrestres, na qual ocupou o cargo de presidente na entidade a partir de 1992. Ainda na década de 1990, contudo, Ednaldo assumiu a função de diretor do Departamento do Interior da Federação Bahiana de Futebol (FBF) até o ano de 2000. Em 2001, foi eleito como presidente da federação e se tornou o homem forte do futebol baiano, sendo reeleito por mais três vezes e ocupando o cargo entre 2001 até 2018.
Em 2018, Ednaldo virou vice-presidente da CBF sob a gestão de Rogério Caboclo. No entanto, ele perdeu o cargo em 2021 sob acusação de assédio sexual e moral de uma ex-funcionária. Ednaldo se elegeu em um pleito realizado no início de 2022 para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol, se tornando o primeiro homem negro e nordestino a alcançar tal feito na história da entidade.
No entanto, diante de um movimento liderado por Rogério Caboclo e a oposição da política interna da CBF, Ednaldo foi afastado em dezembro de 2023 sob a acusação de irregularidades na eleição que o concedeu o cargo. Rodrigues moveu um recurso no Supremo Tribunal Federal e, em janeiro, ganhou novamente o posto de presidente após decisão do ministro Gilmar Mendes.
Quem será o próximo presidente da CBF?
A CBF decide seu próximo presidente através de suas próximas eleições, que serão realizadas em 2025. O atual mandatário, Ednaldo Rodrigues, irá cumprir a função até março de 2026 e já oficializou sua intenção de concorrer a reeleição.
Em novembro, as 27 federações de futebol do Brasil aprovaram em assembleia uma mudança no estatuto da entidade. A alteração autoriza que o presidente concorra a mais uma segunda reeleição em vez de somente uma, como era anteriormente.
Quem também surgiu como grande interessado em concorrer ao cargo de presidente da CBF é o ex-jogador Ronaldo. Ele afirmou sua intenção durante o sorteio do Mundial de Clubes, em 5 de dezembro, citando que se sente pronto para assumir um papel de maior protagonismo no futebol.
“Não sei ainda (quando a eleição vai acontecer), mas o que digo e explico que me sinto preparado para ter um protagonismo maior na indústria do futebol. Tenho muitas ideias, tenho muita vontade. Acho que estou pronto. Vamos ver se vou ter a oportunidade de concorrer, de ter uma eleição justa para disputar. Em algum momento vou decidir se serei candidato ou não. O que posso adiantar é que estou preparado 100%“, afirmou.
No último domingo (15), todavia, Ronaldo reafirmou o interesse durante o jogo que marcou a despedida de Adriano, no Rio de Janeiro. Segundo o ex-jogador, o momento delicado da seleção contribui para o seu desejo de se tornar o chefe do futebol brasileiro.
“A seleção vive um momento muito delicado. Se eu tiver a chance de concorrer em uma eleição justa, estarei preparado para assumir esse desafio. Ainda estamos estudando esse caso. Em breve vamos ter novidades. O momento ajuda, é uma oportunidade, eu estou sempre preparado para novos desafios. Vamos ver no que vai dar“, afirmou.