Diante da nova série de negociações para encontrar um novo dono para a SAF do Vasco, o clube carioca segue recebendo interessados que podem, de diferentes formas, garantir um futuro de glórias para o Gigante da Colina. Mas, afinal, quem será o novo dono da SAF do Vasco da Gama? Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber.
A situação da SAF do Gigante da Colina
A SAF do Vasco foi fundada em 2022 e negociada diretamente para a empresa norte-americana 777 Partners no ano de 2022 por cerca de R$ 400 milhões. Em grave crise financeira e na Série B pelo segundo ano seguido, a Sociedade Anônima do Futebol salvou o clube carioca de um quadro de falência.
A 777 Partners, através de seu CEO, Josh Wander, prometeu mundos e fundos para os torcedores do clube assim que a compra foi concluída. Com metas ambiciosas e a promessa de títulos, a realidade, no entanto, foi bem diferente. Em 2023, um alto investimento em jogadores de qualidade questionável fez com que o Vasco flertasse com o rebaixamento até a última rodada do Campeonato Brasileiro, se salvando com um gol de Serginho aos 37 do segundo tempo.
Se a torcida tinha esperanças de que 2024 fosse um ano melhor, infelizmente, o contrário aconteceu. Após diversas notícias sobre a saúde financeira da empresa, a matriz de Josh Wander acabou dando entrada em processo de falência. Para salvar a operação do clube, a parte associativa do Gigante da Colina entrou com uma ação na justiça e recuperou o controle do futebol do clube, comandado por Pedrinho desde junho.
No lugar da 777, a seguradora A-CAP age em conjunto com a diretoria cruzmaltina para encontrar um novo administrador para o futebol vascaíno. Atualmente, o associativo detém 69% dos direitos do futebol, enquanto a A-CAP detém 31%$ dos direitos da SAF.
Quais são os interessados na SAF do Vasco?
De acordo com o presidente Pedrinho em entrevista ao canal “Fanático Vascaíno”, o Gigante da Colina conversa atualmente com cinco interessados em comprar parte da SAF cruzmaltina. Três deles, inclusive, já assinaram um NDA — documento de acordo de sigilo, que impede que quaisquer informações sobre as negociações sejam divulgadas.
No entanto, Pedrinho também foi claro ao afirmar na mesma entrevista que, por ora, o Vasco não recebeu nenhuma proposta oficial para vender sua SAF.
De acordo com o “ge”, entre os interessados na compra da SAF do Vasco estão o grego Evangelos Marinakis, o empresário italiano Andrea Radrizzani, um fundo de investimento americano, um empresário árabe e, por fim, um empresário russo.
Quem é o grego que quer comprar o Vasco?
Pelo menos ao olhar da torcida, a corrida pela venda da SAF vascaína já tem um forte favorito. O empresário grego Evangelos Marinakis é um dos grandes interessados na negociação. De acordo com o “ge”, ele está em conversas avançadas com a diretoria do Vasco para adquirir o futebol do Gigante da Colina.
Empresário com investimentos no ramo marítimo, Marinakis já tem atuação forte no futebol internacional. Ele é dono do Olympiakos (GRE), do Nottingham Forest (ING) e do Rio Ave (POR). Estima-se que seu patrimônio esteja em 3,7 bilhões de dólares (R$ 22,3 bilhões).
Recentemente, Marinakis contratou o executivo Edu Gaspar, que era diretor de futebol do Arsenal (ING), para atuar diretamente na gestão de suas equipes. Edu, por sinal, tem atuado diretamente nas negociações da compra da SAF do Vasco. Caso feche o negócio, deve ser o homem forte do futebol cruzmaltino.