Os rivais do Corinthians são clubes enormes como o Timão. Ambos os lados têm construído essa rivalidade desde a primeira vez que se enfrentaram. Quando o Coringão enfrenta uma dessas equipes, é certeza que o jogo será bom e disputado até o final. Eles já protagonizaram algumas das maiores partidas da história do futebol brasileiro.
Os maiores rivais do Corinthians!
1 – Palmeiras
Dentre os rivais do Corinthians, o Palmeiras é considerado por muitos o maior. Além disso, esse é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Além do mais, são quase 100 anos de rivalidade. O Palmeiras venceu o primeiro jogo entre os dois times por 3 a 0 em 1917.
Os clubes já se enfrentaram um total de 377 vezes. O Corinthians venceu 129 delas e perdeu 134 jogos. Enquanto isso, ainda empataram em 114 ocasiões. Muitas dessas partidas estão marcadas na mente do torcedor.
Em 1982, o Timão aplicou uma goleada de 5 a 1 sobre o rival. O jogo era válido pelo Campeonato Paulista. Casagrande fez três gols, Sócrates um e Biro-Biro o outro. Dessa forma, com uma vitória tão marcante, o clube continuou bem no torneio e se sagrou campeão.
Outro jogo marcante para a rivalidade aconteceu em 1999, pela final do Campeonato Paulista. O Palmeiras poupou seus titulares no jogo de ida, que foi em meio as finais da Libertadores. Porém, o Corinthians não tinha nada a ver com isso e aplicou um 3 a 0. Na volta, o placar estava em 2 a 2 nos minutos finais. Com o título praticamente garantido, Edílson provocou os rivais, fazendo malabarismos com a bola. Isso desencadeou uma grande briga e o juiz teve de encerrar o jogo antes do tempo normal. Dessa forma, o Corinthians se sagrou campeão.
O Corinthians, porém, já perdeu alguns duelos dolorosos para o grande rival. Os que mais se destacam foram pelas Libertadores de 1999 e 2000, quando o clube alviverde eliminou o Corinthians da competição.
2 – São Paulo
Os maiores rivais do Corinthians são os grandes clubes da capital paulista. O São Paulo faz o clássico conhecido como “Majestoso” com o Timão. São 360 partidas entre os dois lados. No entanto, diferente do clássico com o Palmeiras, nesse o Timão leva vantagem.
O clube venceu 133 jogos, empatou 115 e perdeu 112. A primeira vez que as equipes se enfrentaram foi em 1930, ano de fundação do Tricolor Paulista. O Corinthians venceu o duelo por 2 a 1.
A rivalidade é forte desde sempre, porém, viu seu auge nos anos 90. As equipes se enfrentaram em diversos campeonatos importantes, a nível continental e nacional. Em 1990, o Corinthians venceu seu primeiro Campeonato Brasileiro, enfrentando o São Paulo na final.
Anos depois, em 1994, eles se enfrentaram na semifinal da Copa Conmebol. Porém, dessa vez o São Paulo levou a melhor e avançou. Esses grandes jogos entre os dois continuaram desde então, com eles se enfrentando até mesmo na fase de grupos da Libertadores em 2015.
3 – Santos
Mais um dos grandes rivais do Corinthians que é do estado de São Paulo. No entanto, o Santos não é da capital e sim da Baixada Santista. O chamado “Clássico Alvinegro” é disputado desde 1913. No primeiro duelo, o Santos venceu por 6 a 3.
São 349 partidas, com 137 vitórias do Corinthians, 111 do Santos e 101 empates. Já aconteceram tabus marcantes nesse clássico. O Corinthians chegou a ficar por onze anos sem vencer o adversário em jogos válidos pelo Campeonato Paulista. Em contrapartida, o Santos não venceu o rival por sete anos considerando todos os campeonatos.
Em 2002, os dois clubes decidiram o Campeonato Brasileiro. O Santos acabou se sagrando campeão depois de dois jogos. Dez anos depois, as equipes se enfrentaram nas semifinais da Libertadores. O Corinthians acabou avançando e conquistou o torneio pela primeira vez em sua história.
4 – Flamengo
O chamado “Encontro das Nações” envolve os times de maior torcida do Brasil. O duelo entre Corinthians e Flamengo também é conhecido como “Clássico do Povo” e é um dos maiores entre equipes de estados diferentes.
São 150 duelos entre os dois clubes. O Corinthians venceu 55, perdeu 62 e o confronto terminou em empate em 33 ocasiões. Esse duelo tão tradicional já foi disputado em momentos importantíssimos.
O Corinthians venceu a Supercopa do Brasil em 1991 em cima do Flamengo, batendo o adversário por 1 a 0 para se sagrar campeão. Neto marcou o gol. Em 2022, as duas equipes se encontraram novamente em uma decisão, na Copa do Brasil. No entanto, o Flamengo levou a melhor dessa vez, vencendo nos pênaltis.
5 – Internacional
Outro time que pode ser considerado um dos grandes rivais interestaduais do Corinthians é o Internacional. O time de São Paulo venceu 32 jogos contra o Colorado, perdeu 24 e esse duelo terminou empatado 40 vezes.
Em 1976, o Internacional conquistou o Campeonato Brasileiro ao bater o Corinthians por 2 a 0 na decisão. No entanto, 33 anos depois as equipes voltaram a se enfrentar em uma decisão, dessa vez da Copa do Brasil. O Corinthians venceu o primeiro jogo e empatou o segundo. Dessa forma, conquistou o torneio pela terceira vez em sua história.
Porém, o título não foi a única coisa marcante envolvendo essa final. Antes da decisão, o Internacional entregou para a CBF um DVD, no qual mostraria supostos erros de arbitragem que teriam beneficiado o Corinthians. Desde esse fato, o Corinthians costuma provocar o Internacional, citando o DVD.