Início » Futebol » A história da taça da Copa do Nordeste, o prêmio do maior campeonato regional do país

A história da taça da Copa do Nordeste, o prêmio do maior campeonato regional do país

Publicado em:

Última atualização:

As equipes do Nordeste estão dominando cada vez mais o futebol brasileiro. O admirável desempenho em campo, os altos investimentos nas categorias de base, a dedicação e a vontade de vencer chamam a atenção. Em 1994, a CBF criou a Copa do Nordeste para celebrar a região. O campeão fatura a taça da Copa do Nordeste, a premiação em dinheiro e, claro, a honra de fazer parte da seleta lista de vencedores do torneio regional mais importante do país.

História da taça da Copa do Nordeste

Quando o árbitro decreta o fim da final da Copa do Nordeste, a CBF promove uma grande cerimônia de premiação no estádio para realizar a entrega da taça ao campeão da temporada. Este é o momento mais aguardado pelos jogadores, pela comissão técnica e pela diretoria. A beleza e a originalidade da “orelhuda” chamam a atenção, além de ostentar semelhanças com o prêmio da Liga dos Campeões da UEFA.

O troféu da Copa do Nordeste tem o mesmo design desde 2013. É feito de aço fundido e banhado a ouro, com 27 quilos e 49 centímetros de altura, de acordo com informações do portal Superesportes. A taça é dourada e possui anéis que representam cada um dos estados nordestinos que participam da competição, além das alças que remetem ao apelido “orelhuda”.

Em 2015, segundo o Superesportes, a taça ganhou mais dois anéis por conta da entrada dos estados do Maranhão e Piauí na Copa do Nordeste.

Por outro lado, em 2022, a CBF inovou e trouxe uma novidade para a taça. De acordo com o UOL, o exemplar entregue ao Fortaleza foi feito de madeira nativa, certificada pela FSC, o Conselho de Manejo Florestal. Idealizado pelo designer Carlos Motta, a peça foi produzida pelos artesãos da Movelaria Anambé, em parceria com a BVRio.

Premiação do torneio regional

Além de faturar a “orelhuda” e a medalha de ouro, o campeão da Copa do Nordeste também embolsa uma quantia em dinheiro por vencer a grande final da competição regional. Em 2024, o Fortaleza ganhou R$ 2,1 milhões, enquanto o CRB ficou com R$ 1,36 milhão.

Além de entregar quantias ao campeão e ao segundo colocado, a CBF também fixou diferentes números que seriam entregues em cada uma das fases do campeonato. Por exemplo, os clubes levam premiações por vencerem os confrontos nas quartas de final e semifinal. Sendo assim, os elencos vão somando as entregas e, ao fim, podem terminar com quase 10 mil reais, a depender do desempenho.

Quais são todos os campeões da Copa do Nordeste?

Desde a primeira edição, nove clubes já levantaram a taça da Copa do Nordeste. O Bahia e o Vitória são os maiores vencedores do torneio, empatados com quatro títulos, enquanto Ceará, Sport e Fortaleza somam três troféus cada.

Por outro lado, muitos times tradicionais da região nunca soltaram o grito de campeão, como é o caso de CRB, Náutico, CSA e o Treze.

Então, chegou a hora de conferir a lista de todos os elencos que conquistaram a taça Copa do Nordeste:

  • Bahia – 4 títulos (2001, 2002, 2017 e 2021)
  • Vitória – 4 títulos (1997, 1999, 2003 e 2010)
  • Fortaleza – 3 títulos (2019, 2022 e 2024)
  • Ceará – 3 títulos (2015, 2020 e 2023)
  • Sport – 3 títulos (1994, 2000 e 2014)
  • Sampaio Corrêa – 1 título (2018)
  • Santa Cruz – 1 título (2016)
  • Campinense – 1 título (2013)
  • América de Natal – 1 título (1998)