O Paris Saint-Germain, atualmente, está entre os maiores clubes do planeta. O investimento que o time parisiense realiza em suas contratações é bastante elevado. Não à toa, entre 2014 a 2024, a instituição foi a quinta que mais gastou em transferências no futebol europeu e a que mais gastou em um jogador específico. Sendo assim, não é difícil visualizar que a intenção do time é ter atletas de alto nível em todos os setores do campo, como a zaga, e é nesse cenário que David Luiz chegou ao PSG.
Leia o texto a seguir para saber como foi seu período por lá. Vamos mostrar suas estatísticas e também revelar os troféus que o atual jogador do Flamengo conquistou.
O processo de transferência
Depois de ficar quatro temporadas com o Chelsea e ganhar praticamente tudo o que podia na equipe britânica, David Luiz aterrissou na Cidade Luz em 2014 como um dos melhores defensores do planeta.
Os valores de sua contratação giraram em torno dos € 49,50 milhões, um valor recorde para sua função na época, e o seu contrato assinado teria duração de cinco temporadas. Em entrevista à plataforma da BBC, Luiz comentou: “Desde o meu primeiro contato com o PSG, eu sempre estive bastante feliz…é uma equipe grande, com muita história. É um novo passo em minha vida e estou bastante impaciente para jogar pelo Paris e mostrar o que posso fazer”.
Além disso, vale destacar que David jogaria ao lado de Thiago Silva no território francês. Thiago vivia também seus melhores momentos na carreira e já era companheiro do ex-defensor do Chelsea na Seleção Brasileira.
O desempenho de David Luiz no PSG
Mas, afinal, como foram as performances do jogador no Parc des Princes? Ao todo, o atleta participou de 89 duelos, marcou oito gols e deu quatro assistências. Somando a esses pontos, sofreu uma média de 0,63 gols a cada 90 minutos, teve mais de 20 clean sheets (jogos sem tomar gols) e levou 23 cartões amarelos.
Ou seja, as performances, no geral, foram muito boas. Ainda mais considerando que, dos 89 confrontos que esteve presente em campo, apenas perdeu dez deles.
Os troféus que David Luiz ganhou no PSG
O cenário também foi positivo em se tratando de troféus. Embora sua passagem não fosse a das mais longas, ele conseguiu vários títulos enquanto atuou lá. Foram eles:
- 2 Ligue 1 (2014/15 e 2015/16);
- 2 Copas da França (2014/15 e 2015/16);
- 2 Recopas da França (2015 e 2016);
- 2 Copas da Liga (2014/15 e 2015/16).
Já no que se refere à Liga dos Campeões, infelizmente, David no PSG parou duas vezes nas quartas de final. Em 2014/15 para o Barcelona e, em 2015/16, para o Manchester City.
Retorno ao Chelsea
Após a boa passagem que teve, para a surpresa do mundo do futebol, o Chelsea recontratou o atleta e o integrou a seu elenco na temporada de 2016/17. Os Blues pagaram € 35 milhões e criaram um vínculo de três anos.
De acordo com o jornal The Guardian, muito disso tem a ver com Antonio Conte. O treinador italiano, depois que não conseguiu contratar Alessio Romagnoli e Kalidou Koulibaly, deu permissão à diretoria para ir atrás de sua antiga estrela. E David, por sua parte, aceitou a proposta, dizendo que queria ter uma chance de ganhar a Premier League pela primeira vez na carreira. Premier League que, por sinal, conquistaria logo na sua primeira temporada de volta em 2016/17.
O investimento do PSG em David Luiz valeu a pena?
Com tudo colocado sobre a mesa, é possível dizer que o brasileiro foi um sucesso em Paris. Verdade seja dita que a falta de uma Liga dos Campeões sempre será uma “mancha” em qualquer nome famoso do esporte que passou por lá, todavia, ele participou de várias partidas importantes e não deixou de ter ótimas atuações.
Além do mais, embora seja mais reconhecido no Chelsea, é sempre bom apontar que em nenhum outro lugar conseguiu tantos troféus em sua trajetória. Como dito antes, foram oito troféus com o Paris Saint-Germain, contra seis nos “Azuis de Londres”, quatro no Flamengo, três no Benfica e dois no Arsenal.