Nesse ponto da história, o tamanho que o Paris Saint-Germain possui dentro do futebol francês não pode ser subestimado. O clube parisiense foi responsável por construir alguns dos melhores elencos de toda a história do país desde 2011 e, não à toa, tem uma dominância sobre seus rivais que não é vista em nenhuma outra das grandes ligas europeias. No caso, uma das posições em que mais houveram investimentos nesse ínterim foi a de zagueiro, na qual o PSG teve algumas lendas vestindo sua camisa.
Quer saber quais foram eles? Então leia o texto a seguir. Além disso, confira também por quanto tempo eles ficaram no time quais foram os troféus que conquistaram.
Os principais zagueiros do PSG na “Era Al-Khelaifi”
E, afinal, porque 2011 é um ano importante? Porque foi nesse ano que a QSI (Qatar Sports Investment), comandada por Nasser Al-Khelaifi, comprou o clube e passou a investir em seus setores. Ou seja, foi a partir desse momento que a equipe francesa passou a ter mais relevância no cenário europeu e conseguiu realizar a contratação de alguns dos principais jogadores do mundo.
Dessa forma, mesmo que houvesse bons zagueiros com passagem pelo Paris antes disso, dificilmente eles chegariam no mesmo nível técnico dos nomes abaixo. Afinal, é difícil competir com:
- Thiago Silva (2012 a 2020);
- Sérgio Ramos (2021 a 2023);
- Presnel Kimpembe (2014 até o momento);
- Marquinhos (2013 até o momento).
Como deu para reparar, todos eles já são nomes conhecidos internacionalmente. Aliás, somando algumas conquistas de cada um na carreira até então, teríamos uma galeria de troféus bem cheia:
- 2 Copas do Mundo;
- 1 Liga das Nações;
- 1 Copa América;
- 1 Copa das Confederações.
- 2 Eurocopas;
- 5 Ligas dos Campeões.
Como foi a passagem de cada zagueiro no PSG?
Todavia, o importante aqui será analisar como esses quatro se saíram com o time de Paris. Afinal, não é apenas o histórico do atleta que o faz ganhar destaque, mas suas performances com a própria instituição.
Sérgio Ramos
Ramos, entre os quatro, é sem dúvidas o que menos será lembrado pelos torcedores da Cidade Luz. O espanhol permaneceu por apenas duas temporadas com os “Vermelhos e Azuis”, ficando uma boa parte do tempo no departamento médico. Entretanto, fato é que, quando esteve disponível para atuar, teve ótimas atuações e praticamente liderou o setor defensivo.
Além disso, a lenda do Real Madrid não deixou de ganhar taças enquanto esteve por lá:
- 2 Campeonatos Franceses;
- 1 Supercopa da França.
Presnel Kimpembe
Kimpembe é talvez o nome mais subestimado entre todos aqueles que ocuparam a função no clube. Verdade seja dita que, tecnicamente, ele não está na mesma prateleira dos outros atletas citados, mas não deixa de ser bem útil quando entra em campo. Não à toa, está há mais de dez temporadas no PSG e é um dos mais veteranos do elenco.
E quanto a troféus? Ele chegou a levantar os seguintes:
- 7 Campeonatos Franceses;
- 4 Copas da Liga Francesa;
- 4 Copas da França;
- 5 Supercopas da França.
Ressaltando que ele ainda tem menos de 30 anos de idade.
Marquinhos
Dando continuidade à lista, temos um dos melhores zagueiros brasileiros do século. Marquinhos, como todos devem saber, foi revelado pelo Corinthians em 2012, mas atuou por poucos jogos. Desde então, permaneceu a maior parte da carreira na Europa e hoje é um ídolo no PSG, sendo uma das maiores lideranças, senão a maior, dentro do grupo.
Os seus títulos desde 2013 incluem:
- 9 Campeonatos Franceses;
- 7 Copas da França;
- 6 Copas da Liga;
- 8 Supercopas da França.
Thiago Silva
Por fim, considerando que Marquinhos é um dos maiores, não resta muita dúvida que Thiago Silva é o maior defensor brasileiro de sua geração. O jogador revelado pelo Fluminense também teve seu auge no PSG e foi o zagueiro mais icônico que passou por lá, se firmando entre as grandes lendas do clube. Não à toa, obteve os seguintes troféus:
- 7 Campeonatos Franceses;
- 5 Copas da França;
- 6 Copas da LIga;
- 5 Recopas da França.
Menções honrosas de zagueiros do PSG
Além dos nomes anteriores, também é interessante mencionar os seguintes atletas:
- Lucas Beraldo (2024 até o momento);
- Zoumana Camara (2007 a 2015);
- Thilo Kehrer (2018 a 2022);
- Danilo Pereira (2021 a 2024).