Conhecido por ter estratégias defensivas de excelência, o Milwaukee Bucks teve uma fase instável na temporada 2023-24. A franquia começou com Adrian Griffin como treinador. No entanto, no meio da campanha, demitiu ele. A equipe escolheu o experiente Doc Rivers para substituí-lo.
Mike Budenholzer (2022/23)
Na temporada 2022-23, Mike Budenholzer levou o Milwaukee a ter o maior aproveitamento da liga. No entanto, mas perdeu quatro das cinco partidas que jogou contra o Miami Heat nos playoffs e a equipe foi eliminada.
Budenholzer alcançou esse resultado por meio de uma abordagem mais passiva em que seus bloqueadores de arremessos protegiam a área pintada e desafiavam seus oponentes a tentar marcar ali.
Enquanto isso, seus armadores ficavam sozinhos na linha dos três pontos, tendo que “se virar” sozinhos para fazer a jogada. Dessa forma, tinham pouca ajuda dos demais em muitos momentos.
Essa estratégia do Milwaukee Bucks funcionou bem na temporada regular. Porém, nos playoffs as coisas mudam e eles foram destruídos pelo Miami Heat. Isso levou Budenholzer a ser demitido mesmo após 5 anos de excelentes resultados na franquia, inclusive ao vencer as finais da NBA em 2021.
Adrian Griffin (2023/24)
Ao abandonar as estratégias do Milwaukee Bucks mais equilibradas entre defesa e ataque, Adrian Griffin começou a temporada de 2023/24 com uma abordagem mais ofensiva. Isso gerou dúvidas sobre sua permanência na franquia e, logo após um bom início, já mostrou a nova fragilidade do time: a instabilidade.
Um exemplo foi a vitória contra o Boston Celtics, que logo foi seguida de uma derrota por 40 pontos para o Cleveland Cavaliers.
Outro ponto que culminou na demissão de Griffin foi definitivamente a extinção da forte identidade defensiva que o Bucks carregava em suas estratégias nos últimos anos. Mesmo após ganhar 30 dos primeiros 43 jogos desta temporada, Adrian também foi demitido.
Doc Rivers (2023/24)
Campeão da NBA como treinador do Boston Celtics em 2008, Doc Rivers treinou o Philadelphia 76ers na temporada 2022-23 e foi contratado pelo Milwaukee Bucks em uma tentativa de melhorar o posicionamento do time na corrida para as finais.
No entanto, sua passagem até o momento foi um verdadeiro desastre. Na temporada regular, a equipe perdeu 19 jogos sob seu comando, vencendo apenas 17. Dessa forma, ficou em terceiro na Conferência Leste.
Além disso, o Bucks decepcionou novamente nos playoffs. A equipe foi eliminada em seis jogos para o Indiana Pacers ainda na primeira rodada. Eles tiveram lesões sérias na pós-temporada, porém, mesmo assim, um desempenho melhor era esperado.