Início » Futebol » Afinal, quem tem mais título, Vasco ou Fluminense?

Afinal, quem tem mais título, Vasco ou Fluminense?

Publicado em:

Última atualização:

Dois dos clubes mais tradicionais do Brasil, tricolores e cruzmaltinos acumulam uma vasta galeria de troféus. Mas, afinal, quem tem mais título, Vasco ou Fluminense? Confira as conquistas dos times!

Quem tem mais títulos em geral, Vasco ou Fluminense?

No geral, os dois clubes cariocas promovem uma disputa acirrada sobre quem tem mais títulos. Neste sentido, ao todo, o Fluminense acumula 62 troféus em sua história, com um intercontinental (Copa Rio 1952), dois continentais (Libertadores e Recopa Sul-Americana, três interestaduais (Rio-São Paulo e Primeira Liga) e 50 estaduais, sendo 33 deles do Campeonato Carioca.

Do outro lado, até hoje, o Vasco tem 64 títulos em sua galeria, sendo um intercontinental (Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer de 1953), três continentais (Sul-Americano de Campeões, Libertadores e Mercosul), seis nacionais (Copa do Brasil, Série B e Brasileirão), quatro interestaduais, seis municiais e 44 estaduais, com 24 Campeonatos Cariocas.

Quem tem mais títulos do Brasileirão, Vasco ou Fluminense?

Entre os torneios nacionais, os títulos de Vasco e Fluminense são muito equilibrados, para não dizer iguais. Do lado de São Januário, a equipe conquistou quatro edições do Campeonato Brasileiro (1974, 1989, 1997 e 2000), uma da Copa do Brasil (2011) e venceu a Série B do Brasileirão em 2009.

Por outro lado, o Tricolor acumula o mesmo número de conquistas nacionais. Sendo assim, o clube das Laranjeiras levantou quatro taças do Brasileirão (1970, 1984, 2010 e 2012), a Copa do Brasil de 2007 e a Série C do Campeonato Brasileiro em 1999. Neste cenário, pela importância dos nacionais, pode-se dizer que o Cruzmaltino tem o mesmo número, mas venceu torneios mais importantes.

Quem tem mais títulos da Copa do Brasil?

Sabe-se que ambas as equipes conquistaram duas edições da Copa do Brasil. O primeiro dos dois a vencer foi o Fluminense. Na edição de 2007, o time comandado por Renato Gaúcho passou por ADESG, América de Natal, Bahia, Athletico-PR e Brasiliense antes de encarar o Figueirense na final.

Na grande decisão, o Tricolor empatou dentro de casa com um gol de Adriano Magrão nos minutos finais. Posteriormente, em Florianópolis, Roger Machado balançou as redes logo aos três minutos do primeiro tempo, marcando o 1 a 0 que se sustentaria e daria o título ao clube.

Enquanto isso, o Vasco conquistou sua edição da Copa do Brasil em 2011. Naquela oportunidade, golearam o Comercial-MS por 6 a 1, passando por ABC, Náutico, Athletico-PR e Avaí, antes de chegar à final contra o Coritiba.

Na grande decisão, o Cruzmaltino tinha um time que contava com Fernando Prass, Dedé, Diego Souza e Alecsandro, que era comandado por Ricardo Gomes. Inicialmente, na ida, o camisa 9 garantiu o 1 a 0 em São Januário. Posteriormente, o centroavante ainda abriu o placar no Couto Pereira. Bill e David viraram para o Coxa, Éder Luís empatou novamente e Willian recolocou o clube paranaense na frente. No entanto, pelo gol qualificado fora de casa, os cariocas levaram a taça.

Quem tem mais títulos da Libertadores?

Nenhuma das duas equipes venceu o Mundial de Clubes em sua história, mas tanto Fluminense, como Vasco da Gama, já ergueram a taça da Libertadores.

O primeiro deles foi o Vasco, que ergueu o troféu em 1998. Na ocasião, se classificou como campeão do Brasileirão do ano anterior. Sendo assim, na primeira fase, ficou na segunda colocação do Grupo 2, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

Posteriormente, passou pelo Cruzeiro nas oitavas de final, do Grêmio, nas quartas, e do River Plate na semifinal, enfrentando o Barcelona-ECU na decisão. Na final, o time comandado por Antônio Lopes venceu a ida por 2 a 0 dentro de casa, com gols de Donizete e Luizão. Depois, abriu 2 a 0 no Equador com os mesmos jogadores, com De Avilla diminuindo, mas o título ficando com o Vasco.

Já o Fluminense levou 112 anos para conquistar sua primeira Libertadores. O troféu veio sob o comando de Fernando Diniz, em 2024. Na oportunidade, o Tricolor liderou o grupo D, que contava com o River Plate, com três vitórias, um empate e duas derrotas.

Depois, passou pelo Argentinos Juniores nas oitavas, pelo Olímpia nas quartas e bateu o Internacional na semi. Contra o Colorado, surgiram os tons de drama, segurando um empate no Maracanã com um jogador a menos e o gol de John Kennedy no Beira-Rio.

Na grande decisão, contra o Boca Juniors no Rio de Janeiro, Cano marcou um gol ainda no primeiro tempo, aos 36 minutos. Mas a decisão não foi tranquila, com Advíncula empatando aos 27 da etapa final. Na prorrogação, surgiu novamente a figura de JK, que aproveitou boa jogada de Keno e deu a primeira Libertadores ao Fluminense.

Qual time tem mais vitórias no Clássico dos Gigantes, Vasco ou Fluminense?

Até o momento, houve 379 Clássicos dos Gigantes no Rio de Janeiro. Neste sentido, o Vasco venceu 149 jogos, contra 121 do Fluminense, enquanto os times empataram 109 vezes. Além disso, o Cruzmaltino fez 556 gols e o Tricolor balançou as redes em 513 oportunidades.