Em 111 anos de história, essa é a primeira vez que temos o Santos na Série B do Campeonato Brasileiro. Fato que marcou o ano de 2023 como um dos piores do clube, que deve trabalhar para se reestruturar ao longo de 2024.
Apesar do bom desempenho no Campeonato Paulista deste ano, que rendeu ao Peixe o título de vice-campeão, o principal objetivo da equipe santista em 2024 deve ser retomar o acesso à primeira divisão no próximo ano.
Devido ao tamanho do clube, e sua superioridade financeira em comparação aos outros times da Série B, o Alvinegro Praiano entra como favorito ao título do Campeonato Brasileiro da segunda divisão. A seguir, confira os desafios e expectativas do Santos na Série B!
Os desafios do Santos na Série B
Embora seja o favorito ao título do Campeonato Brasileiro da segunda divisão, o caminho até lá não será tão fácil. Isso porque o Santos terá que enfrentar um torneio competitivo, orçamento enxuto e acesso limitado à Vila Belmiro. Saiba mais:
Redução no orçamento e reformulação do time
Com o rebaixamento, o Peixe sofreu uma queda brusca no orçamento para 2024, já que perdeu bonificações, premiações e cotas de televisão dos campeonatos que não irá disputar, como a Copa do Brasil e as competições sul-americanas.
Além disso, o time ainda precisa diminuir a folha salarial, ao mesmo tempo que precisa reformular a equipe. Com isso, foi necessário dispensar atletas, negociar a redução salarial dos que ficaram e até mesmo emprestar alguns para outros times.
Obras na Vila Belmiro
A Vila Belmiro foi o necessário para o rebaixamento do Santos em 2023. Porém, o local ainda é considerado de grande importância para os torcedores e conhecido como um “alçapão” temido pelos adversários.
No entanto, em setembro do ano passado o clube assinou um contrato com a Wtorre para a construção da Nova Vila Belmiro. Por conta disso, o Peixe terá que jogar a maioria das partidas da Série B fora de casa.
Disputa acirrada no Campeonato da Série B
Somado às dificuldades anteriores, o Santos na Série B ainda terá que encarar uma disputa acirrada no Campeonato Brasileiro da segunda divisão. No quesito financeiro, América-MG e Coritiba possuem um excelente orçamento, já que se tornaram SAFs (Sociedade Anônima do Futebol).
Também temos Goiás, Ceará, Guarani e Sport, sendo times profissionais com ótimas campanhas para subir para a primeira divisão. Além de Mirassol e Vila Nova que se mostraram dispostos a brigar pela primeira divisão. Por isso, o Peixe não poderá relaxar.
As expectativas do Santos na Série B
Entre os 20 clubes que irão disputar o Campeonato Brasileiro Série B, o time da Vila é o que possui maior valor de mercado. Diante disso, mesmo com os desafios que terá que enfrentar, o Santos ainda é o favorito ao título da Série B.
Com o sucesso no Paulistão, fruto da reformulação feita pela diretoria e do entrosamento da equipe com o técnico Fábio Carille, as expectativas para a temporada do Santos na Série B do Campeonato Brasileiro são altas. O presidente Marcelo Teixeira foi bem-sucedido em diminuir a folha salarial e dispensou jogadores que não se encaixavam mais na realidade do clube.
Dessa forma, o time ganhou qualidade técnica, que foi reforçada com as 15 contratações feitas neste ano, como João Schmidt, Gil, Giuliano e Pituca. Essas mudanças trazem vantagens para a equipe, como qualidade e senso de urgência.
Diferente do elenco rebaixado em 2023, o time reformulado chega entendendo a nova realidade do Santos na Série B, além de mostrar entrosamento com o novo técnico Carille, aumentando as expectativas de vencer o campeonato e retornar à primeira divisão.