Início » Tênis » Quem é o pai de Serena Williams?

Quem é o pai de Serena Williams?

Publicado em:

Última atualização:

Para você que é fã de tênis, deve saber que Serena foi uma das grandes figuras da modalidade neste último século, como Nadal, Federer e Djokovic. A tenista foi número um do mundo por um longo período de tempo, além de ter conquistado diversos títulos importantes, incluindo os Majors (ou Grand Slams), que são os quatro principais eventos na temporada. E um nome bem importante no início de sua carreira foi o pai de Serena Williams: Richard Williams, que inclusive ganhou um filme protagonizado por Will Smith em 2022 (King Richard: Criando Campeãs).

Leia o texto a seguir para saber mais sobre ele e como ele influenciou a atleta. Além disso, confira também outros detalhes que envolvem o filme e o motivo dele ser contado com os olhos de Richard.

Quem é Richard Williams?

Richard Dove Williams Jr. na cidade de Shreveport, Louisiana, em 1942. Ele é filho de Julia Mae e Richard Dove Williams, além de ser pai de Serena e Venus Williams, outra jogadora de tênis bem famosa.

De origens humildes, o ex-técnico de tênis nasceu em meio a uma família de agricultores. Quando criança, sofria bastante com racismo e, segundo ele próprio, isso ajudou a moldar em si uma personalidade bem forte e resiliente. Não à toa, quando estava à beira da quadra treinando, costumava ter um enorme temperamento.

Em 1979, conheceu  Oracene “Brandy” Price e, em 1980, casou-se com ela. Dessa forma, posteriormente, acabou tendo suas duas filhas e as ajudou a ser quem são hoje.

Mas, afinal, por que o pai de Serena Williams é famoso?

Além de ser o técnico de ambas as irmãs Williams, existe um fato curioso sobre Richard: ele próprio as incentivou a entrar nesse mundo. Algo bem irônico, afinal, quando começou a treiná-las ainda pequenas, não tinha conhecimento aprofundado do esporte.

“King Richard”, como ficou apelidado, decidiu que faria Venus e Serena atletas de sucesso após assistir uma partida da romena  Virginia Ruzici ao vivo na televisão. A partir daí, elaborou um plano de 85 páginas para colocar suas filhas na modalidade com quatro anos e meio e, posteriormente, torná-las bem-sucedidas.

Essa ideia, no início, parecia sem nexo e muitos a questionaram, ainda mais considerando que ele as tirou de uma academia de tênis especializada. Todavia, com o passar do tempo, os resultados vieram. E, logo de cara, entre 1999 e 2000, observou Venus e Serena ganhando três Grand Slams e se tornando protagonistas do Tour.

Por que o filme do pai de Serena Williams foi feito?

Embora a história de Richard seja bem interessante, não seria melhor que Serena e Venus fossem as protagonistas da trama ao invés do pai? De acordo com a própria Serena, não.

Ela menciona, em entrevista à revista Forbes que: “Acho que foi uma ótima oportunidade de ver como os pais afro-americanos são incríveis. Muitos homens negros não são vistos sob essa luz. E muitas pessoas pensam que meu pai era um personagem diferente. Ele queria que nos divertíssemos, antes de qualquer coisa. Isso é o que eu mais amei.”

A produção ganhou vários prêmios após o seu lançamento e, inclusive, rendeu um Oscar de melhor ator a Will Smith.