Quando pensamos na Fórmula 1 em território brasileiro, a primeira imagem que vem à cabeça é provavelmente o Autódromo de Interlagos. Embora o circuito seja um dos mais antigos da categoria, ainda tem um grande charme e proporciona algumas das corridas eletrizantes no calendário do automobilismo. Dessa forma, a F1 em Interlagos é sempre um evento especial para aqueles que podem acompanhar ao vivo a experiência, seja no sofá ou na própria pista.
Leia a seguir o texto para conhecer mais sobre a história da prova e a sua importância nacionalmente. Vamos explorar como ela surgiu e revelar alguns números que provam o tamanho dela.
A prova inicial
Em primeiro lugar, é essencial saber que a primeira etapa da F1 em Interlagos aconteceu em 1972. Ou seja, 32 anos depois da criação da pista em si e 22 depois da primeira prova da modalidade.
Na época, o “GP do Brasil”, como era conhecido, teve uma prova teste. Esse tipo de prova era bem comum de acontecer em Grand Prix mais recentes e serviam para que os pilotos e os organizadores pudessem avaliá-lo (“quality check“). Logo, na teoria, não era uma corrida que entrava oficialmente no calendário da FIA.
Todavia, ainda assim, tivemos uma classificação e um piloto vencedor, que no caso foi o argentino Carlos Reutemann. Ele terminou a prova em 1:37:16.248 e ficou à frente do sueco Ronnie Peterson e do brasileiro Wilson Fittipaldi.
A partir daí, como se deve imaginar, o GP acabou virando parte das provas da F1 e, em 1973, ele se tornou oficial.
F1 em Interlagos e Jacarepaguá
Vale também apontar que, embora muitos fãs desconheçam sobre isso, Interlagos não foi a única sede da categoria no Brasil. Durante um certo tempo no século passado, o Autódromo de Jacarepaguá, hoje conhecido como Autódromo Internacional Nelson Piquet, foi encarregado de abrigar as corridas.
Mais especificamente, entre 1978 e 1989, ocorreram dez edições por lá. O maior vencedor da pista foi Alain Prost, maior rival de Ayrton Senna, com cinco vitórias ao todo.
As características do autódromo
E quanto às características e traçados da prova da F1 em Interlagos? Abaixo estão suas descrições técnicas:
- Extensão da pista: 4.309 quilômetros;
- Número de voltas: 71;
- Marchas: 7;
- Velocidade máxima: 323 km/h.
Ressaltando também que a pista possui uma boa distribuição curvas (11) em seu trajeto, o que possibilita um maior número de ultrapassagens dos pilotos e, consequentemente, gera um enorme entretenimento aos fãs.
A audiência
Como dito antes, o evento possui uma enorme repercussão no Estado de São Paulo, que o abriga, e no próprio país. Para se ter uma ideia, em 2023, foi registrado um recorde de público: 267 mil pessoas compareceram ao evento.
Isso, de acordo com a prefeitura, gera um impacto de quase R$ 2 bilhões na economia da cidade.
Alguns dos melhores momentos da F1 em Interlagos
Por fim, é preciso destacar alguns dos grandes momentos que aconteceram no circuito. São eles:
- Título de Sebastian Vettel em 2012;
- Título de Lewis Hamilton em 2008;
- Disputa por posição Lewis Hamilton e Max Verstappen em 2021;
- Vitória de Giancarlo Fisichella em 2003 e abandono de vários pilotos.