Início » Basquete » Qual a diferença de ala, ala-armador e ala-pivô? Saiba quais são as posições do basquete

Qual a diferença de ala, ala-armador e ala-pivô? Saiba quais são as posições do basquete

Publicado em:

Última atualização:

Nos últimos anos, com a globalização e o avanço da internet, muitos brasileiros se apaixonaram pelo esporte estadunidense. Entretanto, alguns torcedores ainda tem dificuldade para entender as posições do basquete. Saiba quais são elas a seguir!

Quais são as 5 posições do basquete?

No basquete, há cinco posições básicas que rendem variações: armador ou point guard (1), ala-armador ou shooting guard (2), ala ou small foward (3), ala-pivô ou power foward (4) e pivô ou center (5).

Armador ou point guard (posição 1 do basquetebol)

O nome dá a entender que a posição 1 tem apenas o dever de armar as jogadas, com assistências. Entretanto, a função tem mais responsabilidades, podendo ser entendida como um ponto de referência no time.

Assim como o meio-campista clássico no futebol, o armador é o maestro dentro de quadra, líder na questão estratégica. É dele o cargo de criar oportunidades próprias e para a equipe. Por outro lado, na defesa, deve limitar as infiltrações do adversário e tentar evitar arremessos de perímetro. Inicialmente, eles atuam na entrada do garrafão, fora do perímetro.

Ala-armador ou shooting guard (posição 2 do basquetebol)

Do lado contrário, os técnicos tentam atrapalhar o trabalho do armador, visando prejudicar a construção ofensiva adversária. Aí que entram muitos ala-armadores, carregando a bola e buscando formas de facilitar o jogo. Além disso, eles costumam ser os melhores arremessadores de perímetro dos times.

Atrás, a posição 2 tem a responsabilidade de marcar os melhores jogadores de perímetro do adversário e bloquear suas chances. Na formação de quadra, se posicionam o lado do armador também fora do perímetro.

Ala ou small forward (posição 3 do basquetebol)

Neste cenário, o ala é uma das mais versáteis posições do basquete. É deles a responsabilidade de pegar os rebotes e ajudar os armadores a defender contra rivais mais fortes ou mais altos. No ataque, podem atuar nos arremessos de três pontos, infiltrações e meia distância.

É costume das grandes equipes de basquete ter os alas como principais pontuadores e criadores de suas próprias jogadas. Nesse sentido, o destaque é tanto, que em algumas oportunidades eles até mesmo atuam como armadores da equipe em alguns momentos. Na formação de quadra, ficam nos lados, mais aprofundados no ataque.

Ala-pivô ou power forward (posição 4 do basquetebol)

Os alas-pivôs se destacam pela combinação de força, habilidade e versatilidade. Dentro de quadra, têm a função de ocupar a zona entre o garrafão e o perímetro, ajudando nos rebotes. No entanto, atualmente, a maioria também tem sua força nos arremessos para três pontos.

Na defesa, costumam se destacar pelo físico e por um bom trabalho de pés, além da capacidade de marcar a área interna. O posicionamento tático dos alas-pivôs é nas extremidades do garrafão.

Pivô ou center (posição 5 do basquetebol)

Os pivôs sempre tiveram um destaque no esporte. Nesse sentido, eles são caracterizados por serem os mais altos e fortes fisicamente nas franquias. No ataque, a principal função da posição 5 é ser uma presença forte no garrafão e no aro, tanto no ataque, quanto na defesa. Nesse sentido, costumam ser os líderes de rebotes, tocos e pontos na área pintada. Na formação tática, estão logo embaixo da marca da cesta.