A bola começou a quicar na National Basketball Association (NBA). Os primeiros jogos da temporada regular já passaram e, até meados do primeiro semestre de 2025, haverá muita emoção em uma das ligas esportivas mais assistidas do mundo. Contudo, para quem não é familiarizado com o esporte, compreender como funciona a classificação da NBA pode ser um pouco complicado, mas, na verdade, é simples.
Antes de tudo, deve-se entender que a liga é formada por duas Conferências, a Leste e a Oeste, cada uma com 15 times — chamados franquias — cada. Por sua vez, as Conferências se dividem em três grupos, com cinco times cada.
Conferência Leste | Conferência Oeste |
---|---|
Divisão do Atlântico – Philadelphia 76ers – Boston Celtics – New York Knicks – Brooklyn Nets – Toronto Raptors | Divisão Noroeste – Denver Nuggets – Minnesota Timberwolves – Oklahoma City Thunder – Portland Trail Blazers – Utah Jazz |
Divisão Central – Chicago Bulls – Cleveland Cavaliers – Detroit Pistons – Indiana Pacers – Milwaukee Bucks | Divisão do Pacífico – Golden State Warriors – Los Angeles Clippers – Los Angeles Lakers – Phoenix Suns – Sacramento Kings |
Divisão Sudeste – Charlotte Hornets – Atlanta Hawks – Miami Heat – Orlando Magic – Washington Wizards | Divisão Sudoeste – Dallas Mavericks – Houston Rockets – New Orleans Pelicans – Memphis Grizzlies – San Antonio Spurs |
Além disso, a liga de basquete profissional se divide em quatro fases: a temporada regular, os play-ins, os playoffs e a final. Com isso em mente, entenda a seguir como funciona a classificação na NBA e como as equipes avançam no campeonato.
Como funciona a classificação na temporada regular da NBA
A temporada regular da NBA funciona de forma similar a outros torneios como o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Nesta etapa, todas as 30 franquias disputam 82 partidas, sendo 41 em casa e as demais, como visitante.
Se o oponente for de outra Conferência, são realizados dois jogos. Se forem da mesma Conferência e da mesma divisão, quatro. Contudo, se forem da mesma Conferência, mas divisões diferentes, a quantidade de jogos varia entre três e quatro, a depender das partidas das temporadas anteriores.
O sistema adotado pela NBA na temporada regular é o de pontos corridos, com a vitória valendo um ponto, enquanto a derrota vale zero. Assim, ao final da etapa, as seis melhores equipes de cada Conferência se classificam direto para os playoffs. Uma vez que não existe empate na liga, geralmente as franquias com maior número de vitórias são as que avançam.
Como são os play-ins
Antes da pandemia de covid-19, os oito melhores times da temporada regular seguiam para os playoffs. Mas, para evitar que as equipes se prejudiquem em caso de jogadores contaminados, agora apenas seis franquias avançam direto. As demais disputam uma repescagem chamada play-in.
Nesta etapa, o sétimo lugar enfrenta o oitavo da lista, e o vencedor fica com a penúltima vaga. Em seguida, o perdedor duela contra o vencedor da partida entre o nono e o décimo lugar do grupo. Então, o vencedor conquista a vaga restante.
Como são os playoffs
Somente equipes da mesma Conferência se enfrentam nos playoffs. Considerando a lista de oito franquias classificadas para esta etapa, o primeiro lugar enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo e assim por diante. Esta fase se divide em quartas de final, semifinal e final, todas em esquema melhor de sete. Ou seja, ganha o time que vencer quatro jogos primeiro.
Em seguida, os campeões de cada conferência se enfrentam na grande final da NBA. Aqui, a disputa também segue o modelo de melhor de sete. Aquele que ganhar quatro partidas se consagra o campeão da temporada, levando para casa o Troféu Larry O’Brien.