Estamos chegando no final de mais uma temporada de Fórmula 1 e o próximo destino agora para os pilotos será o México. O Grand Prix do país latino-americano será nesse próximo final de semana e a expectativa é de termos uma etapa cheia de emoções, ainda mais com os carros do grid bem próximos um do outro. Todavia, antes de começar a assistir a ação, que tal conhecer um pouco mais da história e dos antigos vencedores do GP do México?
Veja o texto a seguir caso você queira saber mais sobre esses temas. Iremos abordar como foi criado o circuito e ver quais são os corredores e construtores mais bem-sucedidos por lá.
Como começou o GP do México?
A primeira edição do evento mexicano ocorreu no ano de 1962. Na ocasião, ainda como um circuito que não tinha relevância para o campeonato mundial, mas que era um evento com regras da F1, os vencedores foram os britânicos Jim Clark e Trevor Taylor.
A pista era chamada de Magdalena Mixhuca, que abrigou corridas da modalidade até 1970 e, a partir de 1963, passou a entrar no calendário oficial. Vale destacar que ela estava localizada a mais de 2.000 metros a nível do mar e teve como seu maior vencedor o próprio Clark, que ganharia em duas ocasiões.
Posteriormente, depois de 1970, quando o México ficou 15 edições da F1 sem receber uma prova, o autódromo passou a ser chamado de Hermanos Rodríguez e é como é conhecido desde então. Mas afinal, qual o sentido dessa alteração mínima? “Hermanos Rodríguez” faz referência a Pedro e Ricardo Rodríguez, dois dos primeiros pilotos do país na história do automobilismo. Ele possui 4.304 quilômetros de extensão, 305.354 quilômetros de distância total e 71 voltas.
Quais são os pilotos mais bem-sucedidos do GP do México?
Agora que você descobriu mais sobre o torneio, é hora de ver quais foram os pilotos que mais venceram por lá. Vários deles você já deve conhecer, principalmente a primeira posição:
Max Verstappen: cinco vitórias
O companheiro de equipe de outro mexicano, Sérgio Pérez, Verstappen é de longe o que mais teve sucesso em território mexicano. Foram cinco vitórias no geral e todas pela Red Bull: 2017, 2018, 2021, 2022 e 2023.
Jim Clark: duas vitórias
Como dito antes, Clark venceu duas vezes no México, em 1963 e 1967, além de conquistar o torneio não-oficial de 1962. Durante todo esse tempo ele corria pela Lotus.
Alain Prost: duas vitórias
Mais um que entra na lista de dois triunfos é o “Professor”, que venceu as etapas de 1988 e 1990. Na primeira ocasião ele dirigia pela McLaren, enquanto na segunda era membro da Ferrari.
Nigel Mansell: duas vitórias
Britânico campeão do mundo que correu na época de Senna, Mansell venceu em 1987 e 1982 pela Williams.
Lewis Hamilton: duas vitórias
Por fim, fecha a lista o heptacampeão do mundo Lewis Hamilton. Também britânico, Lewis ganhou em 2016 e 2019 pela Mercedes.
As equipes que mais venceram no GP do México
Já no que se refere a equipes, as primeiras posições são de:
Red Bull: cinco vitórias
Surfando na onda de Verstappen, a RB venceu as mesmas edições que o holandês.
Lotus: três vitórias
Em segundo lugar, a Lotus venceu duas com Clark e uma com Graham Hill (1968).
Mercedes: três vitórias
Construtora alemã, conquistou um troféu com Rosberg (2015) e dois com Hamilton (2016 e 2019).
McLaren: três vitórias
Fábrica inglesa, a McLaren tem uma vitória com Denny Hulme (1969), Ayrton Senna (1989) e Alain Prost (1988).
Williams: três vitórias
Para fechar a lista, temos a também inglesa Williams, que é mais uma com três conquistas: 1969 (Ricardo Patrese), 1987 e 1982 (ambas com Mansell).
Onde assistir ao GP do México?
Caso você queira assistir ao GP do México, saiba que a Rede Bandeirantes irá transmitir o evento ao vivo em seu canal principal. O evento está previsto para acontecer às cinco da tarde no próximo domingo (27).