Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Quantas vezes o Bahia foi rebaixado? Relembre passagens da equipe pela Série B

Quantas vezes o Bahia foi rebaixado? Relembre passagens da equipe pela Série B

Publicado em:

Última atualização:

Desde a transformação do Tricolor em SAF, a equipe baiana tem se destacado em solo nacional e até brigado nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Neste cenário, os amantes de futebol até se esquecem quantas vezes o Bahia já foi rebaixado.

Tradicional clube do cenário nacional, o Tricolor de Aço tem oficialmente duas conquistas do Brasileirão, nos anos de 1959 e 1988. Além disso, a equipe ainda acumula outras conquistas de destaque, como as quatro edições da Copa do Nordeste e os 50 estaduais.

Afinal, quantas vezes o Bahia foi rebaixado?

Desde sua fundação, em 1º de janeiro de 1931, o Bahia acumula três rebaixamentos em sua história. Neste cenário, o primeiro descenso ocorreu em 1997, antes mesmo dos pontos corridos.

Posteriormente, a equipe baiana acumulou três rebaixamentos neste século. O primeiro ocorreu em 2003. Posteriormente, o Tricolor foi rebaixado novamente três anos depois. Por fim, a última queda foi em 2021, dois anos antes de entrar oficialmente no City Football Group.

Queda antes dos pontos corridos

O primeiro rebaixamento do Bahia foi em 1997, em uma disputa apertada na zona da degola, na qual a diferença entre o 24º e o 17º foi de apenas três pontos. Naquela temporada, o Fluminense também amargou a queda.

Após 25 jogos da primeira fase, o Tricolor Baiano somou apenas 26 pontos, mesma pontuação do Bragantino, que ficou na 22ª posição (na época o Brasileirão era disputado por 26 times), mas com uma vitória a menos.

Na última rodada, o Bahia poderia ter se salvado de disputar a sua primeira Série B. Entretanto, frente ao Juventude, o time comandado por Jair Pereira não conseguiu balançar as redes em Salvador, saindo de campo com um 0 a 0 e o rebaixamento.

Posteriormente, em 1998, o Tricolor quase foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Na primeira fase, o time ficou em penúltimo lugar no Grupo C. Naquele campeonato eram rebaixados os lanternas de cada grupo e os dois piores vice-lanternas (Fluminense e Atlético-GO).

Após isso, 1999 foi uma temporada mais tranquila para os torcedores. O Bahia foi o segundo colocado na primeira fase, atrás apenas do Goiás. Depois, na segunda fase, passou pelo Avaí, mas, na fase final, ficou na terceira colocação no quadrangular final (se classificavam para a Série A apenas os dois primeiros).

Em 2000, o Esquadrão de Aço ficou no Módulo Azul da Copa João Havelange, terminando em 12º lugar. Entretanto, na fase final, caiu para o Vasco já nas oitavas, após um empate em casa e uma derrota no Rio de Janeiro.

Dois rebaixamentos em dez anos

De volta à elite do futebol nacional, a equipe nordestina voltaria a amargar um descenso em 2003. Naquela edição, o clube foi o pior do Campeonato Brasileiro, somando 46 pontos em 46 partidas, caindo com o Fortaleza.

Menos de quatro anos depois de deixar o segundo escalão do Brasil, o Bahia voltou a disputar a Série B em 2004. Assim como da primeira vez, o time fez uma boa primeira fase, sendo o terceiro colocado, e líder do Grupo B na segunda. Entretanto, na fase final, ficou na última colocação, com apenas cinco pontos.

Em 2005, o Bahia foi rebaixado para a Série C com o seu rival Vitória. Dentro as 21 rodadas, o time somou apenas 25 pontos. Na terceira divisão, ficaram na liderança de seu grupo na primeira, segunda e terceira fase. Entretanto, novamente na fase final, em disputa octogonal, ficou em sexto, vendo o rival subir. No ano seguinte, viria o acesso, com o mesmo desempenho nas três primeiras fases, mas o segundo lugar na decisão.

De volta à Série B, o Bahia não conseguiu um bom desempenho em 2008, mas se manteve na segunda divisão com a décima colocação. No ano seguinte, o Esquadrão desceu mais duas posições, mas em 2010 conseguiu retornar à elite do futebol brasileiro com a terceira colocação.

Último rebaixamento do Bahia antes da SAF

Dez anos após retornar à elite do Campeonato Brasileiro, em meio à pandemia, o Bahia retornaria pela última vez à segunda prateleira. Assim como na primeira queda, o Juventude foi o vilão, mas não dentro de campo. Com a derrota para o Fortaleza, fora de casa, os baianos ficaram a três pontos dos gaúchos, caindo com o Grêmio.

Diferentemente das últimas vezes em que atuou na segunda divisão, em 2022, o Bahia cravou rapidamente seu acesso na competição que ficou conhecida como “A maior Série B de todos os tempos”. Com 62 pontos, o Tricolor de Aço acendeu à Série A com o Cruzeiro, Grêmio e Vasco da Gama.

Quantos anos o Bahia ficou na Série B?

Desta maneira, conhecido todo o histórico do Bahia com a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, sabemos que a equipe já ficou oito anos na Série B do Campeonato Brasileiro (1998, 1999, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010 e 2022).

Além disso, o Tricolor de Aço passou duas temporadas na Série C, em 2006 e 2006. Apesar disso, mesmo com dez anos longe da elite do futebol, o time nunca foi campeão da terceira ou da segunda divisão.