Neste começo de outubro, os jogos do Campeonato Brasileiro e outras competições em diferentes países estão temporariamente suspensos. O motivo? A realização de uma série de partidas entre as seleções — muitas pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Trata-se do chamado Data FIFA. Não conhece? Então entenda como funciona esse calendário e as principais partidas do período a seguir.
O que é Data FIFA?
Data FIFA é outro nome para o Calendário Oficial de Partidas Internacionais da FIFA — ou FIFA International Match Calendar, no original em inglês. Então, este é um período previamente acordado entre a entidade máxima do futebol mundial e os clubes de futebol, no qual estes são obrigados a ceder seus jogadores para as seleções de seus respectivos países de origem.
Ou seja, nos períodos em que ocorrem os jogos listados no calendário da FIFA, todos os jogadores que forem convocados devem atender aos compromissos com a equipe nacional. O período de afastamento dependerá do local da partida, bem como se é um amistoso ou uma partida oficial.
Como surgiu o Calendário da FIFA?
O Data FIFA foi criado no começo dos anos 2000 a fim de obrigar os clubes a liberarem seus jogadores para as seleções. Antes de sua criação, diversos times não queriam ceder seus jogadores para competições mundiais, mas principalmente para partidas amistosas. Os clubes que mais dificultavam o afastamento de atletas eram os da Europa, que contavam com o maior número de jogadores “selecionáveis”, ou seja, com chances de serem convocados.
Sob o guarda-chuva da Data FIFA, estão as seguintes competições oficiais:
- Copa da Ásia
- Copa América
- Copa Ouro da CONCACAF
- Eurocopa
- Copa das Confederações
- Eliminatórias da Copa do Mundo
- Copa do Mundo
As Olimpíadas e a Copa das Nações estão fora do Data FIFA. Mas, ainda assim, a entidade obriga os clubes a liberarem seus atletas. Um caso famoso aconteceu durante os Jogos Olímpicos de 2008, quando Argentina e Barcelona protagonizaram uma intensa disputa por Lionel Messi.
O clube espanhol, então, alegou que os Jogos não faziam parte do Data FIFA, impedindo que Messi retornasse para defender a Argentina. Assim, o caso acabou na Corte Arbitral do Esporte, que obrigou o Barça a liberar o atacante, que acabou disputando a Olimpíada de Pequim.
Principais jogos do Data FIFA de outubro
As confederações de todo o mundo realizam partidas durante o Data FIFA de outubro, com jogos que seguem até o dia 15. Considerando, então, as qualificatórias para a Copa do Mundo da CONMEBOL, os principais jogos são os seguintes:
10 de outubro
- 17h: Bolívia x Colômbia
- 18h: Equador x Paraguai
- 18h: Venezuela x Argentina
- 21h: Chile x Brasil
11 de outubro
- 22h30: Peru x Uruguai
15 de outubro
- 17h30: Colômbia x Chile
- 20h00: Paraguai x Venezuela
- 20h30: Uruguai x Equador
- 21h: Argentina x Bolívia
- 21h45: Brasil x Peru
Que clubes brasileiros terão que liberar seus jogadores para o Data FIFA de outubro?
Seja para participar da Seleção Brasileira ou para retornar ao seu país de origem, diversos clubes brasileiros terão que liberar seus jogadores durante o Data FIFA de outubro. Botafogo e Flamengo são os mais “prejudicados” em relação ao número de baixas. Veja a lista abaixo.
- Botafogo: Igor Jesus, Alex Telles e Luiz Henrique (Brasil), Bastos, (Angola), Thiago Almada (Argentina), Savarino, (Venezuela) e Gatito Fernández (Paraguai)
- Flamengo: Fabrício Bruno, Gerson (Brasil), Arrascaeta, De La Cruz e Varela (Uruguai), Erick Pulgar (Chile) e Gonzalo Plata (Equador)
- Corinthians: Félix Torres (Equador), José Martínez (Venezuela) e Ángel Romero (Paraguai)
- Atlético-MG: Alan Franco (Equador), Junior Alonso (Paraguai) e Eduardo Vargas (Chile)
- Palmeiras: Richard Rios (Colômbia), Gustavo Gomez (Paraguai) e Weverton (Brasil)
- São Paulo: Bobadilla (Paraguai), Ferraresi (Venezuela) e Jamal Lewis (Irlanda do Norte)
- Bahia: Santiago Arias (Colômbia) e Lucho Rodriguez (Uruguai)
- Fluminense: Jhon Arias (Colômbia) e Facundo Bernal (Uruguai)
- Fortaleza: Kervin (Venezuela) e Kuscevic (Chile)
- Grêmio: Villasanti (Paraguai) e Soteldo (Venezuela)
- Internacional: Rochet (Uruguai) e Enner Valencia (Equador)
- Atlético–GO: Joel Campbell (Costa Rica)
- Cuiabá: Isidro Pitta (Paraguai)
Vale ressaltar, porém, que o Campeonato Brasileiro segue suspenso até o dia 15 de outubro. Neste período, apenas um jogo do Brasileirão será realizado. Trata-se do confronto entre Atlético-MG e Grêmio, partida atrasada valendo pela sexta rodada do campeonato, que aconteceu no dia 9 de outubro.
Quando será o próximo Data FIFA?
Conforme divulgado pela FIFA, o próximo período de interrupção de campeonatos nacionais será entre os dias 11 a 19 de novembro. No entanto, nem a entidade, nem as confederações divulgaram os calendários oficiais de partidas.