Início » Futebol » Confira os melhores times do Real Madrid ao longo da história

Confira os melhores times do Real Madrid ao longo da história

Publicado em:

Última atualização:

O Real Madrid é um dos melhores times do mundo e muitos o consideram o maior. Pentadecacampeão da Champions League, maior campeão do Campeonato Espanhol e eleito o Melhor Clube da Europa do século XX pela FIFA. O que não faltam são títulos para comprovar essa tese. Entretanto, é possível escolher qual o melhor time da história dos merengues? Vamos conferir as equipes que fazem parte do legado madridista.

Anos 50: cinco títulos de Champions League

É bem provável que as pessoas pensem que o Real Madrid de Cristiano Ronaldo é o melhor time da Champions League. Porém, a equipe mais vencedora do torneio foi a dos anos 50. Nesse sentido, os merengues conquistaram cinco troféus consecutivos do torneio na mesma década, entre as temporadas de 1955-56 a 1959-60. Além disso, foram campeões do Campeonato Espanhol em quatro ocasiões: 1953–54, 1954–55, 1956–57, 1957–58.

O ataque do Real Madrid era o ponto forte da equipe. Nas campanhas vencedoras da Champions, o time marcou 20, 20, 25, 16 e incríveis 31 gols na temporada 1959-60.

Apesar de conseguir manter a base da equipe, não podemos dizer o mesmo sobre o comando técnico. Dessa forma, três treinadores diferentes passaram no período. José Villalonga foi o primeiro. O espanhol comandou o Real de 1955 a 1957. Seu sucessor foi o argentino Luis Antonio Carniglia, que ficou no cargo em 1958 e 1959. Miguel Muñoz foi o terceiro a dirigir a equipe.

Base do melhor time do Real Madrid

O melhor time do Real Madrid dos anos 50 tinha Alfredo Di Stéfano como seu grande líder. O argentino é um dos maiores ídolos do clube e um dos grandes nomes do futebol. Apelidado de Flecha Loira, o atacante era um goleador nato. Assim, Di Stéfano marcou 305 gols em 394 partidas oficiais pelo time merengue. Dessa forma, é o quarto maior artilheiro da história do clube.

Companheiro de ataque de Di Stéfano, Ferenc Puskás também foi referência quando o assunto se tratava de bola na rede. Dono de um chute potente de esquerdo, recebe a homenagem da FIFA com o seu nome na premiação de gol mais bonito do ano. O húngaro fez 262 jogos pelo Real Madrid e marcou 242 vezes. Desse modo, o jogador tem uma média impressionante de 0,92 gol por partida.

Para servir este ataque de ouro, o espanhol Francisco Gento era o grande responsável. O jogador serviu sua vida ao Real, chegando ao clube aos 18 anos e saindo apenas com 37. Assim, Gento é o único jogador a conquistar seis títulos de Champions League.

A escalação base do Real Madrid era: Juan Alonso, Marquitos, José Santamaría e Rafael Lesmes; Juan Santisteban, Miguel Muñoz e José María Zárraga; Raymond Kopa, Di Stéfano, Ferenc Puskás e Francisco Gento.

Fim dos anos 90: melhor time do Real Madrid inicia uma nova era

No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o Real Madrid voltou a fazer história nas competições continentais como o melhor time. Assim, a equipe encerrou um jejum de 32 anos sem conquistar a Champions League. E o faz com maestria, vencendo as edições de 1997-98, 1999-2000 e 2001-02.

Além disso, o Real preencheu ainda mais a sua sala de troféus. Nesse sentido, o clube venceu duas La Ligas (2000-01 e 2002-03), duas Supercopas da Espanha (2001 e 2003), a Supercopa da UEFA de 2002 e duas vezes o Mundial Interclubes da FIFA, em 1998 e 2002.

O sucesso da equipe começou com contratações de peso do futebol, como o lateral brasileiro Roberto Carlos, os atacantes Pedrag Mijatovic e Davor Suker e a estrela do Ajax, Seedorf. Desse modo, nomes já presentes no clube como Fernando Hierro, Redondo e Raúl subiram de nível no esporte.

O time base que conquistou a Europa e o Mundo era formado por: Casillas; Panucci, Sanchís, Hierro e Roberto Carlos; Redondo, Karembeu e Seedorf; Raúl, Morientes e Mijatovic.

Era Cristiano Ronaldo: protagonismo do futebol espanhol na Europa

O Real Madrid volta a fazer história no futebol com um dos melhores times do século XXI. Tudo começou com a ida de Cristiano Ronaldo para os merengues em 2009. Entretanto, a equipe atingiu o auge no ano 2013 com a conquista da Champions League.

Nesse sentido, o Real Madrid encerrou um jejum de 12 anos sem a conquista do torneio continental. Além disso, o clube voltou a ser campeão duas temporadas depois. E como se não bastasse, Cristiano Ronaldo e companhia venceram a Champions League por três anos seguidos, o que não acontecia desde 1970 a 73 com o Ajax.

Além dos títulos de Champions, o Real Madrid de 2013 a 2018 conquistou a Copa do Rei (2013-14), a La Liga (2016-17), a Supercopa da Espanha de 2017, três vezes a Supercopa da UEFA (2014, 2016 e 2017) e quatro vezes o Mundial de Clubes da FIFA, nos anos de 2014, 2016, 2017 e 2018.

Dessa forma, Real Madrid e o seu principal rival, o Barcelona, chamaram a atenção de todo o mundo para o Campeonato Espanhol. Os duelos no Superclássico eram um verdadeiro espetáculo de futebol. Além disso, o embate entre Cristiano Ronaldo e Messi era um show à parte. Os dois maiores jogadores de suas gerações travaram uma batalha particular por títulos e prêmios individuais temporada a temporada.

Trio BBC

Grande parte do sucesso do time do Real Madrid partiu do seu trio de ataque, formado por Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo. Desse modo, os jogadores monopolizaram os números ofensivos da equipe na temporada 2013/14.

Cristiano Ronaldo foi o grande goleador com 51 gols e 17 assistências. Gareth Bale assumiu a liderança das assistências com 19 passes diretos para gol e ainda marcou 22 vezes. E Benzema tinha uma função tática essencial para o funcionamento do trio, abrindo espaço para as jogadas. Além disso, o atacante francês marcou em 24 ocasiões e deu 16 assistências.

Nesse sentido, Benzema e Cristiano Ronaldo seguiram mantendo o padrão nas temporadas seguintes e cravaram seus nomes na história do clube. Karim Benzema é o segundo maior artilheiro do Real Madrid com 354 gols, durante a passagem de 2009 a 2023. Já o craque português é o principal nome neste quesito: foram 450 gols entre 2009 e 2018.

O time base da época era formado por: Navas; Carvajal, Sérgio Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo. E o principal técnico foi Zinedine Zidane. O ex-jogador do Real Madrid esteve no comando da equipe durante a conquista do tricampeonato da Champions.

Melhor time do Real Madrid entre diferentes gerações

A equipe merengue conta com diversas estrelas ao longo de sua história. Dessa forma, é quase impossível definir apenas 11 jogadores como o melhor time do Real Madrid de todos os tempos. Entretanto, analisando os jogadores dos elencos mais vencedores, podemos fazer uma equipe com os atletas que marcaram época.

  • Goleiro: Iker Cassillas
  • Lateral direito: Dani Caravajal
  • Zagueiros: Fernando Hierro e Sérgio Ramos
  • Lateral esquerdo: Roberto Carlos
  • Volante: Fernando Redondo
  • Atacantes: Di Stéfano, Benzema e Cristiano Ronaldo