Início » Basquete » NBA » O Brasil já recebeu algum jogo da NBA? Saiba a história do país com a liga de basquete e os planos para o futuro

O Brasil já recebeu algum jogo da NBA? Saiba a história do país com a liga de basquete e os planos para o futuro

Publicado em:

Última atualização:

Após o sucesso do jogo da NFL entre o Green Bay Packers e o Philadelphia Eagles realizado em São Paulo, os fãs das grandes ligas esportivas internacionais se perguntam quando haverá um jogo da NBA no Brasil. No que depender da vontade do público e dos representantes da liga, isso pode acontecer em breve. 

Na verdade, o país já recebeu jogos da maior liga de basquete norte-americana, porém, nunca da temporada regular. Além disso, ainda existem alguns fatores que jogam contra o Brasil na disputa pelo evento. Então, saiba tudo sobre a possibilidade a seguir.

Quando será o jogo da NBA no Brasil?

Antes de falar do futuro da NBA no Brasil, é preciso falar de seu passado. A liga já desembarcou em terras tupiniquins algumas vezes. Em 2013, pela primeira vez, o país recebeu uma partida da pré-temporada entre Chicago Bulls e Washington Wizards, realizada no Rio de Janeiro. 

Em seguida, em 2014, foi a vez do Cleveland Cavaliers encontrar o Miami Heat no calor carioca. O último jogo que teve um time da NBA no Brasil foi em 2015, quando o Orlando Magic enfrentou o Flamengo em quadra. Contudo, diferente de como foi a NFL em setembro de 2024, todos esses três jogos foram apenas amistosos, ou seja, nenhum valia pontos ou classificação na liga principal.

Pois bem, em entrevista ao programa CNN Esporte realizada no final de setembro de 2024, o vice-presidente da liga na América Latina, Arnon de Mello, falou sobre a relação entre a NBA e o Brasil. Segundo ele, há sim um grande interesse em trazer uma partida oficial para o país. Principalmente porque, ano que vem, completam dez anos desde o último jogo no país. 

“A gente espera poder ter outras [arenas] aqui no Brasil, mas enquanto a gente não tem, a gente vai estudar voltar aqui para fazer esse jogo ano que vem. Inclusive será o aniversário de 10 anos da última partida, então já faz bastante tempo e a gente vai tentar trazer esse jogo de volta para cá”, revelou o vice-presidente.

Por que não há jogos da NBA no Brasil?

Unindo basquete e entretenimento, a NBA realiza partidas não apenas nos Estados Unidos, mas em diversos locais pelo mundo. No entanto, o foco da organização é garantir que, independente de onde os jogos aconteçam, a experiência do público deve ser a mesma. Então, um dos principais entraves para realizar mais disputas no Brasil é a falta de arenas adequadas. 

“No Brasil, a gente está precisando de uma arena aqui em São Paulo, então eu faço esse apelo, uma arena multiuso, ou em São Paulo, ou em Belo Horizonte. Onde for, nós estaremos lá” enfatizou Mello. “A gente precisa de uma arena que dê esse conforto para o nosso torcedor”, completou. Segundo ele, atualmente só há uma arena no Brasil com estrutura para receber um jogo da NBA, a Arena da Barra, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Arnon Mello ainda ressaltou a importância do mercado brasileiro para a liga, afirmando que o país é um dos três maiores consumidores de itens ligados à NBA do mundo. “Aqui, a gente assiste ao jogo ao vivo (…). Gostamos do basquete, que faz parte da nossa cultura. Então, por essas razões, o Brasil é tão importante”, concluiu.

Os brasileiros na NBA

Ainda que não tenha nenhum jogo da NBA programado para acontecer no Brasil tão cedo, as cores verde e amarela deram um “jeitinho” de estar presente na liga de várias formas. Isso porque vários brasileiros já passaram por diferentes franquias do torneio. Os dois jogadores a atuar mais recentemente na liga foram Gui Santos e Mãozinha Pereira. 

Ambos participaram do Draft de 2022 da NBA. Gui Santos foi a 55ª escolha geral, assinando com o Golden State Warriors. Veja a seguir as estatísticas do ala-pivô na temporada 2023/24:

Estatísticas Gui Santos – Golden State Warriors – totais | temporada regular
TemporadaTimeLigaJogosTitularMinutos em quadraFG%3P%eFG%FT%TRBASTSTLPTS
2023-24GSWNBA230192.509.370.600.9414914482

Mãozinha Pereira, por sua vez, não foi selecionado no Draft. No entanto, conseguiu um contrato com o Memphis Grizzlies pela G League – liga de desenvolvimento da NBA. Jogando como óvô, as estatísticas dele são as seguintes: 

Estatísticas Mãozinha Pereira – Memphis Grizzlies – totais | temporada regular
TemporadaTimeLigaJogosTitularMinutos em quadraFG%3P%eFG%FT%TRBASTSTLPTS
2023-24MEMNBA71122.514.385.586.700372648