Com o passar do tempo, a Professional Fighters League, conhecida como PFL, vai ganhando cada vez mais admiradores ao redor do mundo. Isso não é à toa, afinal o evento é novo dentro do MMA e possui um regulamento bastante inovador para a modalidade.
Será que, no futuro, o veremos superando o UFC? Isso é algo a se questionar. Todavia, por enquanto, o que resta fazer é apreciar a qualidade dos nomes que estão disputando o campeonato, como é o caso de Blagoy Ivanov.
Leia o texto a seguir para conhecer mais sobre ele e o seu desempenho dentro da competição. Além do mais, confira como Blagov chegou até o mundo da luta.
Quem é Blagoy Ivanov?
Para aqueles que não estão familiarizados com artes marciais, Ivanov é um lutador búlgaro que nasceu na cidade de Sandanski, no ano de 1986.
Embora hoje faça sucesso nos ringues, suas origens vêm do tatame. Isso porque o atleta competiu em torneios de judô quando era mais jovem e, inclusive, chegou a fazer bastante sucesso no país.
Alguns dos seus melhores resultados foram uma medalha de ouro no Mundial Júnior dos Balcãs, em 2003, e um sétimo lugar no Campeonato Europeu Sub-23, em 2007.
Aliás, vale destacar que Ivan poderia brigar para entrar na Olimpíada de 2008 caso desejasse, todavia, foi naquele período que decidiu colocar o MMA como prioridade em sua vida.
Dessa forma, ainda em 2007, no final do ano, fez a sua estreia em um ringue. O lutador da Bulgária enfrentou o compatriota Kamen Georgiev na cidade Pazardzhik, e acabou por derrotá-lo no evento Fitness Mania.
Torneios disputados
O início que Blagoy teve na modalidade foi fora de série. Sua primeira derrota só veio na sua décima-segunda partida contra o russo Alexander Volkov e, durante dez anos, essa era a única mancha em seu currículo.
Não à toa, foi convidado a participar de duelos nas principais organizações de artes marciais do planeta. Em primeiro lugar, em 2011, veio o Bellator, que foi justamente onde perdeu para Volkov, e depois, em 2018 conseguiu chamar a atenção de Dana White e do UFC.
Entretanto, apenas em um dos eventos conseguiu um bom retrospecto geral, no Bellator, quando teve 6 vitórias e apenas 1 derrota. Enquanto isso, no Ultimate Fighting venceu apenas cinco de 12 duelos, perdendo os outros sete.
Blagoy Ivanov na PFL
Com a criação da PFL em 2018, o empresário criador do torneio, Donn Davis, procurou nomes de peso para se juntar ao campeonato. E Ivanov foi um deles, participando de duas lutas até então. São elas:
Resultado | Oponente | Data |
Vitória | Caio Alencar | 2 de novembro de 2017 |
Derrota | Sergei Bilostenniy | 4 de abril de 2024 |
O confronto mais importante foi o mais recente, até porque o campeonato está bem mais desenvolvido do que há sete anos. Caso Blagoy conseguisse a vitória, poderia avançar à próxima fase da competição e brigar pelo título.
Destacando que a “inovação” da Professional Fighters League é o fato de ela tratar o esporte como uma modalidade coletiva. Os lutadores são colocados em grupos relativos à sua categoria e, após uma partida, os quatro melhores do grupo avançam e fazem uma semifinal entre si.