Em boa parte do tempo, aquilo que muitos visam ao analisar uma equipe de futebol é o seu ataque. E isso não é diferente com clubes do Brasil que disputam a primeira divisão. Afinal, a linha de frente é o local que faz o jogo ficar mais vistoso e também é onde todo o torcedor quer ver o seu time em uma partida. No entanto, a defesa também é extremamente importante para fazer um clube vitorioso. Aliás, em certo ponto, as defesas da Série A em 2024 podem ser o fator diferencial nos elencos que ficarem no topo da tabela.
Leia o texto a seguir caso queira saber mais sobre esse assunto. Vamos mostrar a importância dos sistemas defensivos e também uma lista com os principais do Campeonato Brasileiro atualmente.
A importância das defesas na Série A de 2024
Em primeiro lugar, é preciso entender o tamanho que as defesas possuem aqui no Brasil. Especialmente naqueles times que são campeões, ela se torna essencial. Para se ter uma ideia, boa parte dos últimos ganhadores do torneio sofreram menos de um gol por partida nas 38 rodadas disputadas. Mais especificamente, dos últimos dez campeões, apenas o Cruzeiro em 2014 e o Flamengo de 2020 foram exceção à regra.
Além disso, vale destacar que todas as melhores defesas da era dos pontos corridos (a partir de 2003) se sagraram vencedoras ao final do evento. São elas:
- São Paulo de 2007: 19 gols;
- Palmeiras de 2018: 26 gols;
- Corinthians de 2017: 30 gols;
- Corinthians de 2015: 31 gols.
Sendo assim, é quase um fato, nessa altura, que boa parte das equipes no Brasil da primeira divisão que tiverem boas defesas irão brigar pelo título nacional, independentemente da edição em si.
As melhores defesas da Série A de 2024
Já que você agora descobriu a importância de um sistema defensivo no país, é o momento então de conhecer aqueles que se excedem nesse quesito por enquanto nesta edição do Brasileirão:
Internacional: 18 gols
Curiosamente, o Inter é o único time nessa lista que se encontra na parte de baixo da tabela, na 11ª posição. No entanto, é preciso explicar o contexto por trás. A equipe teve vários de seus jogos adiados por conta das enchentes do Rio Grande do Sul e, sendo assim, fez menos jogos que os demais. Ou seja, caso vença os duelos que lhe faltam, pode ficar entre os dez primeiros.
Palmeiras: 19 gols
Já o Palmeiras é o atual terceiro lugar. Os comandados de Abel Ferreira, nos últimos anos, sempre esteve entre as melhores defesas do Brasil e, não à toa, sempre aparece entre os primeiros colocados. A dificuldade nessa temporada está do outro lado do campo, no ataque, região que o Palmeiras tem sido pouco eficiente.
Fortaleza: 20 gols
Por fim, temos o Fortaleza. Os nordestinos lideram a competição e tem um desempenho mais do que surpreendente, afinal, o time de Vojvoda perdeu apenas 3 jogos e venceu 14. Será que o Leão irá aprontar no final do torneio? Lembrando que jamais tivemos um campeão do Nordeste na história dos pontos corridos.