Início » Futebol » Grêmio: como o time vem jogando e como as eliminações afetam sua estratégia em 2024?

Grêmio: como o time vem jogando e como as eliminações afetam sua estratégia em 2024?

Publicado em:

Última atualização:

O Grêmio não vive seu melhor momento em 2024. Comandado pelo técnico Renato Portaluppi, o Imortal acabou sendo eliminado tanto da Copa do Brasil como da Libertadores.

Além disso, o time briga na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro, buscando sair de perto da zona de rebaixamento.

Veja uma análise tática do Grêmio após as eliminações nas copas.

Variações táticas do Grêmio de 2024

Na atual temporada, o Grêmio tem utilizado duas variações em seu esquema tático: o 4-2-3-1 e o 3-4-3. A alternativa com três zagueiros foi testada por Renato já em 2023, quando a equipe foi vice-campeã brasileiro logo após voltar da segunda divisão.

Contudo, por conta de vários desfalques em seu elenco, o treinador tricolor teve de abrir mão da formação com três defensores em alguns momentos.

Independentemente da formação, o Grêmio mantém seu estilo de jogo agressivo com e sem a bola. Com encaixes individuais para pressionar a bola e um bom jogo apoiado quando tem a posse, o time gaúcho busca sempre ser protagonista.

Entretanto, a temporada não foi das mais fáceis até agora. Com a saída de Luis Suárez no final do ano passado, o time perdeu seu ponto focal no ataque e teve dificuldades de encaixar alguém na posição.

O atacante ex-Atlético de Madrid e Chelsea, Diego Costa, chegou para compor o elenco gremista. Porém, o jogador vem sofrendo com várias lesões em 2024, assim como em boa parte da carreira.

Desse modo, o time de Renato teve de jogar sem um centroavante em boa parte da temporada, improvisando jogadores como Éverton Galdino e Franco Cristaldo na posição.

Em contrapartida, as chegadas de Martin Braithwaite e Matías Arezo deram mais opções ao técnico na função de 9, assim como no meio-campo, com a chegada do habilidoso Miguel Monsalve.

Impacto das eliminações na estratégia tática do Grêmio

No entanto, isso não foi suficiente para o Grêmio de 2024 se classificar nas copas. Mesmo tendo melhorado seu retrospecto no Brasileirão, o clube porto-alegrense sofreu com duras eliminações para Corinthians e Fluminense, na Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente.

Nos dois jogos de eliminação, coincidentemente o time usou a mesma formação tática, o 3-4-3. Porém, essa coincidência não deve impedir Renato Gaúcho de utilizar novamente essa formação nas 17 rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.

A expectativa é que o treinador alterne a sua tática de jogo entre essa formação e o 4-2-3-1, dando mais liberdade para os laterais na primeira e preenchendo mais o meio de campo na segunda.

Provavelmente, o ponto focal do time gremista para o restante da temporada seja o jovem Miguel Monsalve, meia colombiano vindo do Independiente Medellín. Além disso, Martin Braithwaite passou a ser a grande esperança de gols do ataque tricolor.

Expectativa para o restante da temporada

Com 17 partidas restantes na temporada, o torcedor espera que o Imortal cumpra seu principal objetivo na competição que resta: evitar o rebaixamento.

Atualmente, o Grêmio é o 15º colocado com 24 pontos conquistados em 21 jogos. O time está dois pontos à frente do Corinthians, o primeiro time no Z4.

Também é importante lembrar que, nas próximas semanas, o clube voltará a mandar os jogos na Arena do Grêmio, que estava interditada desde as enchentes no Rio Grande do Sul. Com alguns jogos atrasados em relação aos rivais diretos na briga contra o descenso e com seu estádio de volta, o Tricolor Gaúcho espera resolver sua situação o mais rápido possível no Brasileirão.