Início » Futebol » Saiba como as competições internacionais têm impactado o ano do Fluminense

Saiba como as competições internacionais têm impactado o ano do Fluminense

Publicado em:

Última atualização:

O Fluminense segue vivendo seus dias de glória em competições internacionais, mesmo após a demissão de Fernando Diniz. Campeão da Libertadores 2023 e da Recopa Sul-Americana 2024, a equipe recebeu premiações interessantes, porém a disputa de jogos fora do Brasil tem gerado desgaste. Confira, abaixo, uma análise sobre o impacto dos torneios continentais no Flu.

Retrospecto das competições internacionais

O Fluminense começou 2024 na disputa de uma competição internacional, a Recopa Sul-Americana. A equipe brasileira enfrentou a LDU de Quito em duas partidas, encerradas em 1 a 0 (Equador) e 2 a 0 (Brasil). Como resultado, o Tricolor das Laranjeiras se sagrou campeão da América pela segunda vez em cerca de três meses.

Atualmente, já considerando apenas o calendário de 2024, o Fluminense disputa apenas uma competição internacional, a Libertadores. Como o clube carioca levou a taça da edição de 2023, se classificou automaticamente para a deste ano. Assim, a caminhada do Flu começou diante do Alianza Lima, em um empate por 1 a 1.

Depois, o Fluminense venceu o Colo-Colo por 2 a 1. Na terceira rodada, voltou a empatar, dessa vez contra o Cerro Porteño em 0 a 0. A virada de “turno” da fase de grupos contou com outra vitória sobre o Colo-Colo por 1 a 0 e diante do Cerro Porteño, por 2 a 1. Por fim, em jogo pegado, o Flu derrotou o Allianza Lima por 3 a 2. Como resultado, se classificou para o mata-mata em primeiro lugar com 14 pontos.

Nas oitavas de final da Libertadores, o Fluminense começou perdendo o primeiro jogo por 2 a 1 diante do Grêmio. Entretanto, o Tricolor das Laranjeiras devolveu o placar na volta e levou para os pênaltis. A classificação veio após um placar de 4 a 2 favorável ao time carioca.

Impacto das competições internacionais no Fluminense

Em primeiro lugar, disputar competições internacionais traz prestígio, e o Fluminense sabe disso. Mas, para além disso, o lucro também se torna um ponto-chave na situação. Por exemplo, com o título da Recopa Sul-Americana, o Flu recebeu cerca de 1,8 milhão de dólares, algo em torno de 8,95 milhões de reais na cotação do mês de fevereiro de 2024.

No caso da Libertadores, uma das competições internacionais mais prestigiadas, o Fluminense já recebeu alguns valores por causa das fases anteriores. Na fase de grupos, recebeu 3 milhões de dólares, além de 300 mil dólares por cada vitória. Nas oitavas, o prêmio foi de 1,25 milhão de dólares.

Pela classificação para a disputa das quartas de final, o Fluminense irá receber 1,7 milhão de dólares em dois jogos. Caso avance para as semifinais, o valor será de 2,3 milhões de dólares. Na final, o prêmio salta para 23 milhões de dólares, sendo que o vice-campeão fica com sete milhões.

Ponto positivo

Nesse sentido, as premiações de uma competição internacional chamam muito atenção para o planejamento do ano, como no caso do Fluminense. Isso porque as dívidas aumentaram para 736 milhões de reais em 2023, mesmo com a contenção de gastos da equipe. Além disso, a equipe desembolsou 290 milhões com pagamento de jogadores, comissão técnica e direitos de imagem.

Ponto negativo

Por outro lado, disputar competições internacionais também tem um lado negativo para o Fluminense. Com esses torneios, o calendário esportivo fica mais extenso, já que o time carioca tem a disputa do estadual no início do ano, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Em 2024, teve ainda a Recopa, o que adicionou mais duas datas no cronograma.

Como resultado, o Fluminense precisou dobrar a atenção com jogadores, para evitar lesões e desgaste físico. Entretanto, nem mesmo os craques Germán Cano e Marcelo escaparam do departamento médico. O primeiro teve uma lesão no pé, enquanto o segundo sentiu um problema muscular na coxa.

Além das lesões por conta do calendário esportivo apertado, o Fluminense optou pelo foco em competições internacionais. Nessa situação, o clube acabou “esquecendo” o Campeonato Brasileiro, ocupando atualmente a 18ª colocação na tabela, com 21 pontos em 22 jogos.