Início » Futebol » Junior de Barranquilla: como surgiu a equipe do “amor insuportável”?

Junior de Barranquilla: como surgiu a equipe do “amor insuportável”?

Publicado em:

Última atualização:

O Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club S.A, ou simplesmente Junior de Barranquilla, nasceu de uma história de amor insuportável. Mas não é uma história qualquer: é a história de uma mãe insuportavelmente apaixonada por futebol e por seus filhos.

Continue a leitura e saiba mais sobre como surgiu o Junior de Barranquilla, os principais jogadores na história da equipe e seus títulos.

Amor insoportable: a história do Junior de Barranquilla

Micaela Lavalle de Mejía foi uma mulher apaixonada por futebol em pleno começo do século XX. Mas, Mais do que amante do desporto, Micaela amava seus filhos.

Menores de idade, seus pequenos Gabriel, Juan, Marco e Víctor eram amantes do futebol, mas não podiam jogar profissionalmente la pelota. Foi, então, que o amor insuportável de uma mãe falou mais alto, e Micaela teve a ideia de criar um time de futebol para as crianças. A equipe jogou sua primeira partida contra o Argentino F.B.C, ganhando por 2 a 1.

A equipe, cujo uniforme tinha as cores vermelho e branco escolhidas pela matriarca, era formada por Víctor Bovea, Héctor Doado, Leovigildo Rolong, Juan Mejía, Manuel Vásquez, Víctor Núñez, Alberto das Salas, Vicente Cervera, Rosendo Bairros, Armando Moya, Aurelio Roa, Valerio Molinares, Agustín Consuegra, Simeón Manjarrés, Enrique Lamadrid, Pedro Yépez, Néstor García, Francisco Ibáñez e Nicolás Pineda.

Dois anos depois (1926), o time já estava na Liga de Futebol do Atlântico, correspondente à terceira divisão. Em 1928, os nem-tão-pequenos atletas já disputavam a primeira divisão. Foi quando, no ano seguinte, a equipe passou a se chamar Juventud Junior, uma vez que já havia um “Juventud” na categoria. Anos mais tarde, a equipe mudou para apenas Junior Fútbol Club.

Após mais uma mudança de nome, para Club Atlético Junior, a equipe tornou-se Corporación Popular Deportiva Junior.

Ídolos: os nomes mais importantes da história do clube

O Junior de Barranquilla tem importantes nomes em sua história; alguns considerados ídolos, outros, jogadores de grande prestígio. Confira:

Carlos “El Píbe” Valderrama

O meio-campista Valderrama é considerado até hoje um dos maiores ídolos do Junior. O ídolo colombiano, conhecido por seu futebol-arte e liderança em campo, foi eleito o melhor jogador sul-americano do ano em 1987 e 1993. Ele é considerado por muitos o melhor jogador colombiano de todos os tempos.

Sebastián Viera

O goleiro Sebastián Viera é, sem dúvidas, um dos nomes mais importantes da história do time. Ele defendeu a camisa do Junior de Barranquilla por mais de uma década e conquistou sete títulos com a equipe.

Iván René Valenciano

O maior artilheiro da história do clube, ‘El Bombardero’ marcou 166 gols com a camisa da equipe.

Julio Avelino Comesaña

Comesaña, também conhecido como Pelo e’burra, foi campeão como jogador em 1977 e vencedor de cinco títulos como treinador.

Além disso, os jogadores que também defenderam a camisa do Botafogo, Heleno de Freitas, Quarentinha e Garrincha, tiveram uma breve passagem pela equipe colombiana, sendo Garrincha o maior nome a vestir a camisa do time.

Títulos: as conquistas de Junior de Barranquilla

O time colombiano tem 15 títulos em seus mais de 100 anos de história, mas nenhum deles é internacional. Confira os troféus:

  • Liga Colombiana – campeão em cinco ocasiões (1977, 1980, 1993, 1995 e 2000);
  • Liga Colombiana Apertura – dois títulos (2010 e 2019);
  • Liga Colombiana Finalización – seu último título (2004, 2011, 2018 e 2023);
  • Supercopa de Colombia – dois títulos (2019 e 2020);
  • Copa de Colombia – duas vezes campeão (2015 e 2017).

A torcida, tão insuportavelmente apaixonada por Junior de Barranquilla quanto Micaela por seus filhos, espera que o time, que tem um coração de mãe, conquiste ainda mais títulos. E como dizem os torcedores: “Gracias, Micaela, por ese amor tan insoportable”.