A retrospectiva do São Paulo nas últimas temporadas no 1º turno do Brasileirão mostra como o Tricolor Paulista viveu altos e baixos nos últimos anos. Entre trocas de técnicos, conquistas de campeonatos e momentos de esperança, o desempenho no Brasileirão tem sido positivo em 2024, embora preocupante em algumas temporadas anteriores.
Continue a leitura e relembre a retrospectiva do São Paulo no primeiro turno do Brasileirão nas últimas cinco temporadas.
Temporada 2020/21
A temporada 2020/2021 começou em agosto de 2020 devido à COVID-19 e teve o primeiro turno sem a presença das torcidas nos estádios. O São Paulo, sob o comando do técnico Fernando Diniz, teve um desempenho equilibrado e com vitórias importantes: 2 a 1 contra o Corinthians, 3 a 1 contra o Fluminense e 2 a 0 contra o Palmeiras.
O time continuou a ser competitivo ao longo da temporada, finalizando o campeonato na quarta posição.
Temporada 2021/22
O primeiro turno do Tricolor em 2021 teve mais altos do que baixos. Isso porque o time sofreu derrotas significativas: 2 a 0 contra o rival Santos e, a mais sofrida, 5 a 1 contra o Flamengo (vice-campeão daquele ano).
O Soberano, comandado primeiramente por Fernando Diniz e posteriormente pelo argentino Hernán Crespo, terminou a temporada na 13ª colocação, somando 48 pontos. O artilheiro do time foi Jonathan Calleri, que marcou cinco gols; o líder em assistências, Emiliano Rigoni, somando cinco no total.
Temporada 2022/23
A temporada 2022/23 do Tricolor começou com o pé direito. Já no primeiro jogo, o time deu um baile no Athletico Paranaense, vencendo em casa por 4 a 0, ainda sob o comando de Hernán Crespo.
Na ocasião, o centroavante Jonathan Calleri foi o grande destaque: ele marcou três gols e levou a bola do jogo para casa. No entanto, o Flamengo deu um balde de água fria nos torcedores tricolores e derrotou o Soberano em casa por 3 a 1.
O São Paulo terminou o campeonato ainda melhor do que no ano anterior, na nona colocação, somando 54 pontos.
Temporada 2023/24
O ano de 2023 quebrou tabus. Com um começo equilibrado, entre a vitória por 4 a 1 contra o Santos e a derrota por 2 a 0 contra o Palmeiras no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o time do MorumBIS, agora comandado por Dorival Júnior, se preparava para levantar a sua primeira taça da Copa do Brasil no começo do segundo turno.
Assim, o São Paulo tornou-se o primeiro time brasileiro a conquistar todos os torneios – se autonomeando o “Campeão de Tudo”.
O Tricolor terminou o campeonato na 11ª colocação da tabela, somando os mesmos 54 pontos da temporada anterior.
Temporada 2024/25
A atual temporada do São Paulo vem de algumas inconsistências na reta final do primeiro turno. Após a troca do técnico Thiago Carpini por Luis Zebeldía, o Tricolor Paulista ocupa a quinta colocação na tabela. Com 38 pontos acumulados, os últimos cinco jogos da equipe foram equilibrados: duas vitórias, dois empates e uma derrota.
Na última partida, contra o Atlético Goianiense no dia 11 de agosto, os paulistas saíram vitoriosos. No entanto, o time tem pela frente uma de suas pedras no sapato: o Palmeiras. O Choque-Rei tem uma retrospectiva negativa para o São Paulo. Isso porque o time da Barra Funda tem 27 vitórias, enquanto o time do Morumbi acumula 17, embora sejam 33 empates.
O São Paulo terá um grande desafio pela frente. O Alviverde jogará com o apoio da torcida no Allianz Parque, e promete dar trabalho ao Tricolor.
Todavia, a torcida são-paulina tem grandes expectativas para o jogo, uma vez que seu rival vem de uma fase conturbada, recém-eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo e perdendo posições na tabela do Brasileirão.
O jogo acontecerá no dia 18 de agosto, domingo, a partir das 16h.