A Seleção Brasileira Feminina de futebol, desde o início das Olimpíadas 2024, gerou expectativas tanto em relação ao desempenho das jogadoras quanto a conquista de medalha. De fato, é um time que teve um ótimo desempenho e sempre demonstrou bastante empenho nos treinos prévios a campeonatos e partidas importantes.
A seguir está a trajetória da seleção feminina, assim como melhores momentos das partidas e demais destaques da equipe.
Início da trajetória da Seleção Brasileira Feminina de futebol nas Olimpíadas
O torneio de futebol das Olimpíadas 2024 contou com 12 times que foram divididos em três grupos: A,B e C. A Seleção Brasileira Feminina estava no grupo C, junto ao Japão, Nigéria e Espanha. A equipe brasileira fico em terceiro lugar no grupo, mas acabou se classificando para as quartas de final, por ser uma das melhores terceiras colocadas.
Os jogos das quartas de final aconteceram no dia 3 de agosto. A Seleção Brasileira Feminina de futebol enfrentou a França, uma das favoritas ao título. Na ocasião, a camisa 10 do time, Marta, não pôde jogar porque foi expulsa em jogo da fase de grupo, contra a Espanha. No entanto, o Brasil conseguiu vencer o time francês por 1 a 0, sendo o gol feito no segundo tempo pela jogadora Gabi Portilho.
A garantia da medalha
Este resultado fez com que o Brasil avançasse para a semifinal, onde enfrentou a equipe da Espanha, time esse para o qual havia perdido na primeira fase. Além disso, o time da Espanha também é o atual campeão da Copa do Mundo e estava com todo o favoritismo para levar o ouro para a casa. Porém, a habilidade, o empenho e a garra das brasileiras foram maiores e o Brasil ganhou o jogo por 4 a 2.
Da parte da equipe brasileira, os gols foram feitos pelas jogadoras Gabi Portilho, Adriana e Kerolin. O quarto gol foi contra e foi feito pela jogadora Irene Paredes, da Espanha. A semifinal aconteceu no dia 6 de agosto de 2024 no Estádio Velódrome, em Marselha.
Este resultado garantiu a vaga da Seleção Brasileira Feminina de futebol na final das Olimpíadas. Nelas, o adversário foi o Estados Unidos. O Brasil fez um bom primeiro tempo, mas não conseguiu converter as chances que criou. Na segunda etapa, as americanas fizeram 1 a 0 com Swanson. As brasileiras não conseguiram empatar e acabaram ficando com a prata.
Conheça o time completo do Brasil nas Olimpíadas
O técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol nas Olimpíadas foi Arthur Elias. Ele é um dos maiores treinadores da história do futebol feminino brasileiro e teve uma passagem absurda pelo Corinthians.
Para as Olimpíadas de 2024, o técnico convocou 18 jogadoras para integrar o elenco, além de quatro suplentes para ajudar nos treinos. A seguir está a lista das jogadoras que foram convocadas para o evento:
Goleiras
- Lorena da Silva Leite (Grêmio)
- Tainá Suelen Borges de Oliveira (América-MG)
Laterais
- Antônia Ronnycleide da Costa Silva (Levante-ESP)
- Tamires Cássia Dias de Brito (Corinthians)
- Yasmim Assis Ribeiro (Corinthians)
Zagueiras
- Rafaelle Leone Carvalho Souza (Orlando Pride-EUA)
- Tarciane Karen do Santo de Lima (Houston Dash-EUA)
- Thais Cristina da Silva Ferreira (Tenerife-ESP)
Meias
- Ana Vitória Angélica Kliemaschewsk de Araújo (Atlético de Madrid-ESP)
- Maria Eduarda Ferreira Sampaio conhecida como Duda Sampaio (Corinthians)
- Vitória Ferreira Silva, conhecida como Yayá (Corinthians)
Atacantes
- Adriana Leal da Silva (Orlando Pride-EUA)
- Gabriela Nunes da Silva, conhecida como Gabi Nunes (Levante-ESP)
- Gabrielle Jordão Portilho, conhecida como Gabi Portilho (Corinthians)
- Jheniffer da Silva Cordinali Gouveia (Corinthians)
- Kerolin Nicoli Israel Ferraz, conhecida como Kerolin (North Carolina Courage-EUA)
- Marta Vieira da Silva (Orlando Pride-EUA)
- Ludmila da Silva (Atlético Madrid)
Suplentes
- Luciana Maria Dionizio (Ferroviária) – Goleira
- Lauren Eduarda Leal Costa (Kansas City Current-EUA) – Zagueira
- Angelina Alonso Costantino (Orlando Pride-EUA) – Volante
- Priscila Flor da Silva (Internacional) – Atacante